Abdelhak Razky

2021 – Atual

Dialetopédia - Variação lexical no português

 

Descrição: O Projeto intitulado Dialetopédia - Variação lexical no português.Visa desenvolver um aplicativo sobre o universo lexical do português falado no espaço lusófono. Pretende-se integrar dimensões científicas e acadêmicas seguindo as orientações delineadas no acordo geral entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Lisboa. Trata-se, especificamente, de uma rede de cooperação científica sob coordenação geral do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). O Projeto Dialetopédia inscreve-se nas abordagens da Dialetologia moderna, Geografia linguística, Sociolinguística, Linguística de Corpus, com uma interface informatizada e será disponibilizado no formato de um dicionário com característica enciclopédica. A proposta deste projeto é inovadora, visto que pretende disponibilizar uma ferramenta multimídia que viabilize as atualizações das unidades lexicais simples e complexas à luz da variação diatópica. Inscreve-se, portanto, numa perspectiva intercultural e interdialetal. Ademais, a elaboração do aplicativo Dialetopédia terá impactos para os estudos do léxico, o ensino-aprendizagem do português, a lexicografia e a fraseografia, áreas de especialidades como culinária, fauna e flora, setores de comunicação e turismo etc. O Projeto Dialetopédia inscreve-se nas abordagens da Dialetologia moderna, Geografia linguística, Sociolinguística, Linguística de Corpus, com uma interface informatizada e será disponibilizado no formato de um dicionário com característica enciclopédica. A versão 01 do projeto Dialetopédia, cronograma tem por objetivo geral organizar um banco de dados da culinária no espaço dialetal do Brasil e de Portugal. Esse campo semântico envolve diferentes subcampos, tais como: receitas; pratos típicos nacionais e regionais dentro de cada país; higiene alimentar; hábitos alimentares; utensílios, entre outros aspectos dialetais do campo semântico. Trata-se de uma pesquisa que se amplia na medida em que surgem as ocorrências de subcampos, em termos de unidades lexicais referentes ao espaço português falado no Brasil e em Portugal.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Abdelhak Razky - Coordenador / Eliane Oliveira da Costa - Integrante / Elizete Assunção - Integrante / Rejane Umbelina Garcez Santos DE OLIVEIRA - Integrante / Yuko Takano - Integrante / Rachel Lourenço - Integrante / Rita de Cássia da Silva Soares - Integrante / Vera Lúcia Dias dos Santos Augusto - Integrante / Paulo Santiago de Sousa - Integrante / Fernando Brissos - Integrante / João Saramago - Integrante.

 

2019- Atual 

O projeto Geossociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm)- versão 04 (portaria 133/2019)

Descrição: O GeoLinTerm visa documentar e mapear a variação léxica e fonética no escopo do espaço físico (diatópico) e social (diastrático) numa visão geossociolinguística (Razky,1997, 1998, 2003, 2010, 2015). Como a descrição do espaço complexo da língua deve ser considerado dentro de um contínuo teórico e metodológico integrativo, o projeto GeoLinTerm tentou responder à dinâmica da variação linguística dentro de seis eixos de pesquisa que vem evoluindo desde a criação do projeto em 1997: - Atlas Geo-sociolinguístico do Pará (ALiPA), (ver 3.3.1) - Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), (ver 3.3.2) - Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN), (ver 3.3.3) - Terminologia e a Socioterminologia (SocioTerm), (ver 3.3.4) - Atlas linguístico do Português falado em áreas indigineas (ALiPAI), (ver 3.3.4) - Atlas Sonoro Linguístico das Línguas Indígenas do Brasil- ALSLiB (ver 3.3.5) - Atlas Linguístico do Português dos adolescentes ALiPAD, (ver 3.3.6).


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Abdelhak Razky - Coordenador / Simone Negrão de Freitas - Integrante / Marilucia Barros de Oliveira - Integrante / Eliane Machado - Integrante / Céliane Sousa Costa - Integrante / Alcides Fernandes de Lima - Integrante / Carlene Ferreira Nunes - Integrante / Eliane Oliveira da Costa - Integrante / CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO - Integrante / Regis Guedes - Integrante / Maria Doraci Guedes Rodrigues - Integrante / Ana Suelly Arruda Câmara Cabral - Integrante / Rejane Garcez - Integrante / Salah Mejri - Integrante / Davi Pereira de Souza - Integrante / Maria Ivanete de Santana Felix - Integrante / DIEG0 COIMBRA - Integrante / Amanda Carvalho - Integrante / Elisangela Gusmão - Integrante.

 


Ana Paula Barros Brandão

2022 – Atual

Gramática Pedagógica da Língua Paresi

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal a produção de uma primeira versão da gramática pedagógica Paresi em coautoria com professores indígenas. Este projeto está vinculado ao Projeto de pesquisa. Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica, com foco no Desenvolvimento de Gramáticas Pedagógicas para Línguas Indígenas do Museu do Índio (Rio de Janeiro), tendo sido aprovado através do edital 007/2022, em novembro de 2022, recebendo financiamento da UNESCO.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 


Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3)
Integrantes: Ana Paula Barros Brandão - Coordenador / Amanda Costa de Mesquita - Integrante / Jurandir Zezokiware - Integrante / Edinaldo Costa de Jesus - Integrante / Elizandra Jéssica Oliveira - Integrante / Angelo Kezomae - Integrante.
Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro.


Ana Vilacy Moreira Galucio

2022 - Atual

DOCUMENTAÇÃO DAS LÍNGUAS MAKURAP E WAYORO (BRASIL): CULTURA TRADICIONAL, MATERIAL E NÃO MATERIAL, E SEUS CONHECIMENTOS ASSOCIADOS

Descrição: Este projeto visa fornecer documentação das línguas e culturas Makurap e Wayoro, duas línguas tupi gravemente ameaçadas de extinção, faladas no estado brasileiro de Rondônia. Wayoro tem apenas dois falantes fluentes (e 11 semifalantes) da população total de 250 pessoas. A língua Makurap é falada por menos de 50 falantes fluentes (10% de sua população). O projeto reunirá gravações de áudio e vídeo de eventos comunicativos, com foco na cultura tradicional material e não-material, e seus conhecimentos associados. Os resultados incluem treinamento em documentação para membros da comunidade e outros estudantes, um corpus traduzido/anotado, um banco de dados lexical e um dicionário multimídia

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ana Vilacy Moreira Galucio - Coordenador / Antonia Fernanda de Souza Nogueira - Integrante / Carla Daniele Nascimento da Costa – Integrante

 

2020 - Atual

ASPECTOS SINCRÔNICOS E DIACRÔNICOS DE LÍNGUAS INDÍGENAS AMAZÔNICAS (FASE 2)

Descrição: O presente projeto se caracteriza como uma proposta de estudos convergentes de línguas indígenas da Amazônia, integrando documentação, descrição e estudos históricos-comparativos. Ao alinhar essas três áreas de atuação, em torno do objetivo geral de realizar documentação linguística e estudos sincrônicos e histórico comparativos de línguas indígenas amazônicas, especialmente línguas pertencentes à grande família Tupi, o projeto pretende contribuir para a salvaguarda de duas línguas específicas e fortemente ameaçadas (Sakurabiat e Puruborá) e para o avanço do conhecimento de um grupo de línguas amazônicas, possibilitando a participação de mais línguas da região em de estudos tipológicos sobre as línguas do mundo e a linguagem humana, como um todo.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1)

Integrantes: Ana Vilacy Moreira Galucio - Coordenador / Frida Lobato - Integrante / DOUGLAS RODRIGUES JUNIOR - Integrante / Larissa Arrais - Integrante / Israel Marcon - Integrante.

Financiador (es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2016 - Atual

Estudos Convergentes de Línguas Indigenas

Descrição: O presente projeto é uma proposta de estudos convergentes de línguas indígenas da Amazônia, que visa integrar documentação, descrição e estudos histórico-comparativos. Os objetivos gerais são (i) contribuir para a consolidação do Centro de Documentação de Línguas Indígenas no Museu Paraense Emilio Goeldi, (ii) ampliar a documentação e realizar estudos sincrônicos de línguas indígenas amazonicas (Mekens, Puruborá, Wayoro, Membegokre/Kayapó e Parkatêjê), (iii) desenvolver estudos histórico-comparativos, com foco em aspectos morfossintáticos de línguas do tronco Tupi (famílias Tupari, Ramarama e Puruborá) e de línguas do tronco Macro-Jê e (iv) contribuir para a formação de Recursos Humanos, no nível de graduação e pós-graduação..


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) 

Integrantes: Ana Vilacy Moreira Galucio - Coordenador / Antonia Fernanda de S. Nogueira - Integrante / Nandra Ribeiro da Silva - Integrante / Edson de Freitas Gomes - Integrante / Carla Daniele N. da Costa - Integrante.


Ângela Fabíola Alves Chagas

2022 - Atual

Gramática Pedagógica da Língua Waiwai

Descrição: O projeto irá desenvolver atividades de pesquisa linguística com vistas à produção de materiais didáticos no âmbito de subprojetos de documentação de línguas e acervos indígenas do Projeto "Salvaguarda do Patrimônio Linguístico e Cultural de Povos Indígenas Transfronteiriços e de Recente Contato na Região Amazônica", com foco no desenvolvimento de uma Gramática Pedagógica da língua Waiwai (Karib), visando a promover a salvaguarda do patrimônio cultural e a revitalização linguística de povos indígenas da Amazônia Legal com a produção de materiais didáticos qualificados para uso em escolas indígenas..

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) 


Integrantes: Angela Fabíola Alves Chagas - Coordenador / Anna Carolina Gonçalves Dias - Integrante / Rosane da Costa Monteiro - Integrante / Maria Lucia Silva Cunningham - Integrante / Sérgio Seexuci Wai Wai - Integrante / Wiwson Wai Wai - Integrante.

 

2019 - Atual

Língua Ikpeng: contribuições para a prática escolar e para o conhecimento científico

Descrição: Este projeto tem como primeiro objetivo a elaboração de materiais que possuam relevância e aplicação direta na educação escolar do povo Ikpeng (Karib), na área de língua materna, contribuindo assim para melhorias no processo de escolarização diferenciada desta população indígena. Para isso, o projeto visa a elaboração de uma Gramática Descritiva Básica, de cunho pedagógico, que contenha os principais aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Ikpeng; de uma Base de Dados Lexical, em formato de glossário, a ser anexado à gramática, que futuramente poderá vir a ser um Dicionário Bilíngue Ikpeng/Português, e de uma coletânea de narrativas tradicionais, em língua Ikpeng, que permitirá o acesso igualitário entre os membros da comunidade às memórias ancestrais do povo e facilitará a aprendizagem de leitura/escrita na língua nativa. Um segundo objetivo do projeto, intrinsecamente vinculado ao primeiro, consiste em contribuir para o conhecimento científico sobre a língua Ikpeng que, como é o caso da maioria das línguas indígenas do continente, ainda carece de documentação e descrição com o grau de amplitude e o nível de profundidade desejados. O aprofundamento da descrição da língua Ikpeng é de interesse ao estudo da Tipologia Linguística, da Fonética e Fonologia, além de servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angela Fabíola Alves Chagas - Coordenador / Rosane Monteiro - Integrante / Eduardo Alves Vasconcelos - Integrante / Kelly Edinéia Oliveira da Silva - Integrante / Maria Auxiliadora Fonseca Corrêa - Integrante / Isadora Cecília Ribeiro de Lima - Integrante / Fernando Orphão de Carvalho - Integrante / Raniery Oliveira da Silva e Silva - Integrante / Anna Carolina Gonçalves Dias - Integrante / Nayana da SIlva Lima - Integrante / Leticia Santos Pimentel - Integrante / Erika da Cruz Gonçalves - Integrante.

 


Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Carlos Cernadas Carrera

2022 - Atual

A utilização dos recursos didático-tecnológicos na aprendizagem de espanhol na Amazônia: a voz dos alunos do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal do Pará

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Carlos Cernadas Carrera - Coordenador / JOSE PESSOA DO REGO LOBO - Integrante / EZILDA MACIEL DA SILVA - Integrante / Victor Hugo da Silva Coelho - Integrante / Paula Sueli Costa Lima - Integrante.


Célia Zeri de Oliveira

2022 - Atual

Aplicativo educacional para criação de material didático de Língua Portuguesa como língua materna

Descrição: Os materiais didáticos são instrumentos essenciais para o fortalecimento da aprendizagem em qualquer disciplina do currículo escolar, fazendo parte da dinâmica pedagógica em sala de aula. Considerando a importância desses materiais, é essencial que sejam fomentados novos saberes ligados a uma cultura profissional docente em que se estabeleça a elaboração de materiais de ensino de forma mais autônoma e contextual. Em se tratando do ensino de língua portuguesa, a consolidação da autonomia pedagógica perpassa pela ampliação de acesso a suportes digitais que disponibilize ao professor conteúdos e recursos para a elaboração de materiais didáticos mais personalizados e adequados às especificidades de seus alunos. Nesse sentido, tendo em vista a falta de acesso de professores a materiais didáticos variados de qualidade, bem como as dificuldades para compreender as orientações da BNCC, a fim de criar instrumentos pedagógicos baseados neste documento, esta proposta de trabalho, fundamentada nas bases teóricas do dialogismo bakhtiniano, estabelece-se como objetivo geral contribuir para as pesquisas no campo da linguística aplicada por meio do desenvolvimento de um aplicativo educacional que auxilie na elaboração de material didático para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Como o aplicativo visa a propor recursos didáticos organizados de acordo com o ano escolar e com as habilidades da BNCC, a hipótese é que, ao criar um aplicativo no qual o docente possa ter acesso a recursos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística para atender às necessidades específicas de aprendizagem dos alunos e contribuir para o planejamento de materiais didáticos de língua portuguesa mais personalizados. Essa hipótese é plausível, porque os professores procuram materiais didáticos em sites e blogs e demonstram não gostar dos livros didáticos porque eles tornam as aulas enfadonhas. Na condução o projeto, será utilizada a metodologia abordagem metodológica do Design Thinking..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3)

Integrantes: Célia Zeri de Oliveira - Coordenador / Márcia Andréa Almeida de Oliveira - Integrante / Jailma U. Bulhões Campos - Integrante.

 

2021 - Atual

Traduzir Poesia e Prosa da boca pra fora

Descrição: Traduzir poesia e prosa da boca pra fora é um projeto de pesquisa voltado para o estudo da escrita poética e seu desdobramento nos espaços possíveis da grande Belém. Acompanhando a visão ampla que os estudos da tradução vêm alcançando, esta pesquisa vai considerar como ato tradutório não apenas a passagem entre duas línguas distintas no plano de língua de partida e língua de chegada, mas o que pedem que façam nos livros didáticos do ensino de língua e literatura portuguesa, especificamente nos tópicos destinados à produção de interpretação dos textos poéticos, analisando, nestes materiais didático-pedagógicos, se há obviedade nas questões e suas respectivas respostas como resultado esperado pela metodologia aplicada em sala de aula nas escolas de Belém..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (5)

Integrantes: Célia Zeri de Oliveira - Coordenador / Giselle Maria Pantoja Ribeiro - Integrante.

 

2021 - Atual

É (ainda) possível criar o gosto pela literatura? Um estudo comparativo acerca da formação de leitores literários nos contextos socioeducacionais do Brasil e de Portugal

Descrição: Este projeto tem o objetivo de realizar um estudo comparativo entre a formação em nível de graduação nas Universidades dos profissionais docentes do Norte do Brasil e nas Universidades Públicas de Portugal, profissionais estes atuantes diretos para a formação dos leitores literários, isto é, os alunos de 1º ao 6º ano do ensino básico. A problemática a ser mitigada centra-se nos baixos índices de proficiência dos alunos do ensino básico, o que nos leva a refletir acerca dos encaminhamentos teórico-metodológicos no processo de escolarização da literatura. Dito em outras palavras, questionamos se as competências docentes que se tem construído nos cursos de para a formação de professores na área de Letras e Pedagogia (no Brasil) e de Licenciatura em Ciências da Educação (em Portugal) são eficazes para a formação da cultura literária junto aos alunos em nível escolar básico. Tomaremos como base de estudos as concepções teóricas da literatura e do ensino de literatura e, nesse âmbito, adentraremos pelas abordagens, metodologias e procedimentos didáticos. Metodologicamente, faremos uma pesquisa exploratória de natureza aplicada, a ser efetivada por meio da sistematização e da análise interpretativa dos currículos para a formação em nível de licenciatura das universidades Públicas das regiões Norte do Brasil e das Universidades Públicas de Portugal pelo período de cinco anos (2017-2021) com objetivos de aplicação prática em forma de propostas teórico-metodológicas para a melhora dos níveis de proficiência leitora dos alunos do ensino básico..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Célia Zeri de Oliveira - Coordenador.


Fátima Cristina da Costa Pessoa

2022 - Atual

Análise da atividade docente na área de linguagens: a formação permanente de profissionais no percurso de atuação na educação básica

Descrição: Formalizar os saberes e valores constituídos no exercício da docência é acompanhar permanentemente a dinamicidade desta atividade que visa à promoção de condições favoráveis de aprendizagem para que o aprendente se transforme e se transforme também o docente e seu modo de trabalhar. O reconhecimento desse contexto dinâmico nos autoriza a conceber a docência como uma atividade ética, na qual se formam saberes estreitamente ligados ao tempo e espaço laboral, que, uma vez constituídos como parte do cotidiano profissional, se transformam em normas antecedentes mais ou menos formalizadas que orientam a conduta no espaço escolar. Com base nessa percepção da atividade docente, propomos um projeto de pesquisa que tem por objetivo identificar, descrever, formalizar e analisar normas antecedentes constituídas por docentes da área de linguagens da educação básica no cotidiano do exercício laboral. Pretende-se alcançar esse objetivo por meio da escuta dos docentes sobre sua prática laboral, na realização de entrevistas orientadas para tal fim, por meio da observação da atividade, registrando em vídeo as aulas ministradas, e por meio da reflexão conjunta sobre os saberes e valores que estão implicados na sua experiência, por meio do método da autoconfrontação, em que os docentes são chamados a avaliar junto com as pesquisadoras as aulas registradas. Desse modo, acreditamos que, empreendendo as etapas dessa proposta, possamos produzir um material de formação para a docência que se constitua em um percurso distinto do que rege predominantemente as práticas formativas atuais: em vez de partir de quadros teóricos que formatam proposições para a prática docente, buscamos partir das práticas docentes para formalizar as normas antecedentes para orientar novas formas de favorecer a aprendizagem em ambiente escolar..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1)

Integrantes: Fátima Cristina da Costa Pessoa - Coordenador / Maria do Socorro Morato Lopes - Integrante / Aline Leontina Gonçalves Farias - Integrante / Ana Luiza Modesto Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

2021 - Atual

Linguagem/trabalho, práticas discursivas/atividades: a elaboração de uma abordagem ergodiscursiva

Descrição: O projeto ?Linguagem/trabalho, práticas discursivas/atividades: a elaboração de uma abordagem ergodiscursiva? tem sua relevância justificada por privilegiar a reflexão acerca da centralidade da linguagem para as práticas humanas. É, pois, um projeto que se lança em propósitos abrangentes sobre as relações entre campos das ciências humanas, guiado pelas abordagens teóricas pluridisciplinares como a Análise do Discurso e a Ergologia. Essa proposição tem demonstrado produtividade, já que os resultados alcançados em projetos anteriores alimentou o fluxo de publicações em periódicos, o desenvolvimento de planos de trabalho de iniciação científica, a produção de trabalhos de conclusão de curso, de dissertações de mestrado e de teses de doutorado. Apresentados a essa perspectiva ergodiscursiva, os pesquisadores iniciantes ou já experientes encontram a oportunidade avançar em percursos de pesquisa cujas direções apontam para um horizonte muito amplo, definido mesmo à medida que se iniciam os primeiros passos das pesquisas. Considerando-se o arquivo vastíssimo de pesquisas que pensam as práticas humanas, os percursos constituídos no âmbito deste projeto terão a oportunidade de enveredar por caminhos diversos, a depender das exigências que os dados das pesquisas imporem: no contexto do trabalho docente os documentos que são produzidos pelas ordens institucionais da esfera educacional e as entrevistas com sujeitos do trabalho docente; no contexto do trabalho jurídico, os documentos que são produzidos pelas ordens institucionais da esfera jurídica.A leitura dos dados e dos fundamentos teóricos da abordagem discursiva e da abordagem ergológica sempre abrirão horizontes de novas articulações teórico-analíticas na composição de uma rede entre saberes de diferentes áreas do conhecimento..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4)

Integrantes: Fátima Cristina da Costa Pessoa - Coordenador / Erica de Sousa Wanzerlei - Integrante / Ana Luiza Modesto Rodrigues - Integrante / Carla Letícia Macedo de Paiva - Integrante / Lorena Meyreli Souza de Brito - Integrante.

Número de orientações: 6


Gessiane Lobato Picanço

2019 - Atual

Língua em Curso ? Uma contribuição para a revitalização do Mundurukú na Terra Indígena Kwatá-Laranjal (Amazonas)

Descrição: A presente proposta usa a pesquisa linguística como aliada na revitalização da língua Mundurukú, como forma de subsidiar o ensino da Língua Mundurukú na Terra Indígena Kwatá-Laranjal, no Amazonas, onde a língua deixou de ser falada há pelo menos três gerações. A proposta de um Curso de Mundurukú, intitulado Curso Língua Viva! ? Mundurukú para Jovens e Adultos, é uma das ações previstas no Programa Ya?õ Etabẽg̃! ? Língua Viva!, e abrange 120 horas de aulas e a elaboração de materiais didáticos a serem utilizados para o ensino-aprendizagem da língua. Abordaremos o ?ensino da língua com base em tarefas?, modelo que começa a ser adotado em programas de revitalização de línguas, incentivando o aprendizado com base em tarefas comunicativas do mundo real e promovendo o uso da língua em domínios além da sala de aula..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1)

Integrantes: Gessiane Lobato Picanço - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 4


Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues

2020 - Atual

?Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem na Formação docente?

Descrição: A Formação docente implica a mobilização dos diferentes campos de saberes, posto que os desafios do século XXI, não apenas atingem os docentes da educação básica, mas os que atua na formação inicial também. Isso se deve às mudanças na políticas e nos currículos que quase não dialogam com as necessidades demandadas pelos contextos de atuação e não valorizarem as trajetórias dos sujeitos independentemente de serem ainda graduandos ou já atuantes. Em função disso, dialogar com diferentes campos de saberes exige dos formadores propostas que se norteiem pelas demandas desses dois públicos e pelos seus contextos. Isso se mostra necessário, quando verificamos que há muitas temáticas distanciadas do que se elege nos currículos para se trabalhar de maneira integrada, como se o saber se constituísse de maneira hierárquica. Por isso, o projeto mobiliza saberes das diferentes áreas em prol da Formação e das aprendizagens..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Especialização: (9) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues - Coordenador / Mayara Alexandra Oliveira da Cruz - Integrante / Débora Cristina do Nascimento Ferreira - Integrante / LUIS MARCELO DE ARAUJO PEDROSO - Integrante / Valdete Leal - Integrante / Elizabeth Souza - Integrante / Suani T. Corrêa - Integrante / Isadora Magno Moraes - Integrante / Ethiene Cardoso da Silva - Integrante / Missilene Silva Barreto - Integrante / Adriano Nascimento Silva - Integrante / Ana Julia Franco Gell - Integrante / Jesuline Mendes Damasceno - Integrante / Márcia Fabrina Oliveira Silva - Integrante / 2. Rita de Cassia Damasceno Barbosa. - Integrante / 5. Ecilia Braga de Oliveira - Integrante / ALESSANDRA MONTEIRO CHAGAS CAMPELO - Integrante / Raimunda Nonata da Costa Pinheiro - Integrante / Lucilene Neves Sousa - Integrante / Ivete Silveira - Integrante / Évila Silva - Integrante / Danielle Araújo - Integrante / Francisco Alves da Silva - Integrante / Rosa Esther de Melo Souza - Integrante / CAMILO DOS SANTOS RAMOS - Integrante.


Ivânia dos Santos Neves

2021- atualRetratos do Contemporâneo: as línguas indígenas na Amazônia Paraense

Descrição: O projeto realizou uma pesquisa entre os povos indígenas que vivem no estado do Pará em 2021, para identificar as línguas indígenas faladas no estado atualmente e fazer os registros dos usos sociais destas línguas. Como propusemos, resultaram deste projeto o Documentário “Entre rios e palavras: as línguas indígenas no Pará em 202” e o Mapa Interativo das línguas indígenas no Pará. Logo nas primeiras ações, a partir do diálogo com os povos indígenas, organizamos um tutorial impresso em PDF e outro em formato audiovisual para servir de guia para as gravações. As ações desse projeto, desenvolvidas durante o período da pandemia, entre março e setembro, foram viabilizadas pela participação de alunos indígenas universitários, que realizaram grande parte das gravações com seus próprios celulares. Neste processo, conseguimos registros de Terras Indígenas em todas as regiões do estado, inclusive das TI Nhamundá-Mapuera e Trombeta-Mapuera que estão ao noroeste do estado e são de difícil acesso. As cidades bases das ações foram Belém, Marabá e Santarém. O documentário se propôs a visibilizar as línguas indígenas, com a participação de muitas crianças indígenas cantando em suas línguas, mas também destacou os processos históricos e políticos a que estas línguas foram e continuam sendo submetidas...

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ivânia dos Santos Neves - Coordenador / Maurício Neves Corrêa - Integrante / Flávia Marinho Lisbôa - Integrante / Marília Fernanda Pereira Leite - Integrante / Márcia Wayna Kambeba - Integrante.

 

2021 - Atual: Sobre caminhos de estrelas e palavras: literaturas indígenas na Pan- Amazônia ampliando fronteiras

Descrição: Existem de fato literaturas produzidas pelos povos indígenas em suas próprias línguas, ou só podemos conceber literaturas em línguas europeias. Como as línguas europeias e as políticas linguísticas participaram dos processos de silenciamento das culturas e das literaturas indígenas. Depois de cinco séculos de colonização europeia, ainda é possível estabelecer inter-relações entre as literaturas produzidas por povos indígenas de diferentes países da Pan-Amazônia. Nesta segunda fase desta pesquisa, vamos trabalhar com as narrativas orais cosmológicas e suas traduções produzidas por quatro sociedades indígenas que vivem no Brasil e no Peru e incluir mais dois povos indígenas da Colômbia. Nosso principal objetivo é compreender as condições de possibilidades históricas e as dinâmicas culturais envolvidas na produção destas narrativas na contemporaneidade, para assinalar processos discursivos de regularidades e dispersões entre elas. Consideraremos nas análises as diferentes temporalidades das línguas indígenas, os processos de tradução e as questões envolvendo autoria indígena. Para isso construiremos nosso corpus de pesquisa, um conjunto de narrativas indígenas, realizaremos pesquisas de campo, levantamentos bibliográficos e de produtos midiáticos sobre os povos indígenas..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Ivânia dos Santos Neves - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2017 - Atual: EtniCidades Amazônicas: fraturas, invenções e interações

Descrição: A primeira formação étnico-cultural da Amazônia brasileira está relacionada aos povos indígenas, à invasão europeia e à vinda forçada dos africanos, agenciada pelo sistema colonial. Hoje, no entanto, este processo é bem mais plural e há também um fluxo migratório interno, originário de outras regiões do país. Dentro deste universo, nesta primeira etapa do projeto agora proposto, meu escopo será mais especificamente os processos de interação envolvendo os povos indígenas Tupi na formação das cidades amazônicas. As terras indígenas não são ilhas isoladas das transformações históricas por que passou e passa a América Latina. É um caminho com muitas vias: a) práticas estéticas, comunicacionais e de consumo que afetam os indígenas a partir do contato com as cidades, b) a influência das culturas indígenas nas paisagens, nas manifestações artísticas, na gastronomia, enfim na constituição das cidades, c) o processo de silenciamento e mesmo refutação a que estas dinâmicas são cotidianamente expostas, tanto nas aldeias como nas cidades, se é que ainda podemos estabelecer estas fronteiras. Aqui, etniCidade não traduz a definição clássica e já ultrapassada da antropologia sobre diferenças étnicas, constituídas por identidades fixas, mas sim, procura desnaturalizar os processos históricos de sincretismos culturais (CANEVACCI, 2013) e lugares de enunciação fraturados (MIGNOLO, 2004) entre as cosmologias locais e as culturas ocidentais amalgamados na definição homogênea de cidade. Considerando a natureza comunicativa e interativa das paisagens das cidades (FERRARA, 2012), em uma metrópole amazônica como Belém, a pluralidade está no skyline produzido pelos altos edifícios da classe média, nos dois conjuntos arquitetônicos coloniais, no Ver-o-Peso, uma grande feira livre...

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ivânia dos Santos Neves - Coordenador / Raimundo de Araújo Tocantins - Integrante / Ana Shirley Penaforte Cardoso - Integrante / Diogo Silva Miranda de Miranda - Integrante / Rodrigo Wallace Cordeiro dos Santos - Integrante / Cristiane Helena Silva de Oliveira - Integrante / Josué de Oliveira Pinheiro Filho - Integrante / Flávia Marinho Lisbôa - Integrante / Daniel Loureiro Gomes - Integrante / Welton Diego Carmim Lavareda - Integrante / Moisés Taate Alves Sarraf - Integrante / Ana Pizarro - Integrante / Rosaura Andazabal Cayllahua - Integrante / Erika de Sousa - Integrante.


Márcia Cristina Greco Ohuschi

2021 - Atual

Grupo de Pesquisa Dialogismo e ensino de línguas

Descrição: O Grupo de Pesquisa "Dialogismo e ensino de línguas" é formado por pesquisadores que trabalham com o ensino de línguas (materna e estrangeira) a partir da concepção dialógica da linguagem e sua abordagem sociológica e valorativa. Integram o grupo professores e pesquisadores de ensino superior, ligados a programas de pós-graduação, alunos de pós-graduação e de graduação e professores-pesquisadores vinculados à escola básica (egressos do Profletras). As pesquisas têm como base teórica comum o dialogismo do Círculo de Bakhtin, assim como teóricos e pesquisadores que seguem esta vertente. São interesses temáticos: a) o ensino e a aprendizagem de línguas, no ensino básico e no ensino superior, envolvendo-se as práticas de leitura, produção de textos e análise linguística; b) os gêneros discursivos e sua didatização, por meio da elaboração de materiais didáticos, contemplando as práticas de linguagem; c) a formação de professores de língua materna e língua estrangeira.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Cristina Greco Ohuschi - Coordenador / Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Integrante / Zilda - Integrante /  ngela - Integrante / Inéia - Integrante / Dione Márcia Alves de Moraes - Integrante / Íris Barbosa - Integrante / Ana Maria Vieira Silva - Integrante / Glauce Correa Antunes - Integrante / Gercilene Vale dos Santos - Integrante / Angélita dos Santos Conceição Silva - Integrante / Andreza do Rosário dos Santos Pereira - Integrante / Idaléia Cruz Silva - Integrante / Cynthia Campos da Rocha - Integrante / MAYARA KLENIDA AMORIM DA SILVA - Integrante / JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES - Integrante / Letícia Caroline Ferreira Peniche - Integrante / Lorena Brito de Castro - Integrante / Michelly Dayane Soares Nogueira - Integrante / Geovana Kelly da Silva Monteiro - Integrante.

 

2021 - Atual

As práticas de linguagem a partir da concepção dialógica de língua(gem) e sua abordagem sociológica, valorativa e ideológica

Descrição: Este projeto de pesquisa visa refletir sobre as práticas de linguagem, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, por meio da concepção dialógica de língua(gem) e sua abordagem sociológica, valorativa e ideológica. De forma específica, objetiva: 1) Contemplar aspectos de valoração axiológica nas propostas elaboradas; 2) Compreender como o dialogismo se constitui em cada uma das práticas de linguagem (leitura, escrita, análise linguística); 3) Compreender os reflexos teórico-metodológicos e analíticos do dialogismo às práticas de ensino e aprendizagem da linguagem e da língua. Pauta-se nos estudos dialógicos de trabalho com a linguagem e a língua sustentados nas teorias do Círculo de Bakhtin. Prevê os seguintes passos metodológicos: a) realização de análises de enunciados a partir da abordagem sociológica e valorativa da língua(guem); b) elaboração de novas propostas e/ou adaptação de propostas elaboradas nos projetos anteriores, a partir da concepção sociológica e valorativa da língua(guem); c) implementação das propostas em sala de aula em ensino remoto (ou presencial, no caso de retorno seguro às aulas presenciais); d) análise dos registros; e) realização de um encontro com todos os envolvidos no projeto para socialização e discussão dos resultados obtidos. Espera-se, com o Projeto, dar continuidade ao processo de elaboração e implementação de propostas inovadoras em sala de aula nas escolas de Castanhal e região, de forma a colaborar para a expansão dos níveis de consciência social dos alunos..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Cristina Greco Ohuschi - Coordenador / Zilda - Integrante /  ngela - Integrante / Inéia - Integrante / Dione Márcia Alves de Moraes - Integrante / Júlio Ferreira Neto - Integrante / Anna Maria Sousa Oliveira - Integrante / Glauce Correa Antunes - Integrante / Gercilene Vale dos Santos - Integrante / Lanna Fonseca de Araújo - Integrante / Renata Costa da Cunha - Integrante / Roberto Pinheiro Araújo - Integrante / Angélita dos Santos Conceição Silva - Integrante / Andreza do Rosário dos Santos Pereira - Integrante / Daymerson Ferreira Araujo - Integrante / Idaléia Cruz Silva - Integrante / Cynthia Campos da Rocha - Integrante / Sílvio Nazareno de Sousa Gomes - Integrante / Gercylene Silva e Silva - Integrante / Adriane Beatriz Lima de Souza - Integrante / Diellen Costa Neves - Integrante / MAYARA KLENIDA AMORIM DA SILVA - Integrante / Iris Letiere Santos de Menezes - Integrante / JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES - Integrante / MENDES-POLATO, ADRIANA DELMIRA - Integrante / Tiago José da Silva Tabayara - Integrante / Letícia Caroline Ferreira Peniche - Integrante / Jéssica Barros de Oliveira - Integrante / Esther Braga - Integrante / Ana Lúcia Brito - Integrante / Ana Júlia Borges da Luz - Integrante / Amanda da Silva Souza - Integrante / Lorena Brito de Castro - Integrante / Michelly Dayane Soares Nogueira - Integrante / Geovana Kelly da Silva Monteiro - Integrante.

Número de orientações: 5


Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira

2017 - Atual

Oração Complexas em Parkatêjê

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal a revisão e a descrição de aspectos sintáticos das orações complexas da língua Parkatêjê, algumas das quais se manifestam por meio de nominalizações. Há dois conjuntos claros de orações complexas na língua: aquelas que são coordenadas e aquelas que são subordinadas. Nas coordenadas, há as orações que ocorrem, à primeira vista, sem nenhum conectivo, apenas justapostas e há as que ocorrem com conectivos que, além de marcarem a coordenação em si, marcam também a referência dos sujeitos das orações. Trata-se de um sistema de switch-reference, o qual foi descrito para o Canela-Krahô por Popjes & Popjes (1986). Já como subordinadas foram encontradas orações finais, temporais e causais. Daí a necessidade de se sistematizar esse estudo com o objetivo de prosseguir e aprofundar a descrição da língua..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Marilia de Nazare de Oliveira Ferreira - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 2


Marilucia Barros de Oliveira

2019 - Atual

Perfil sociolinguístico de comunidades afro-brasileiras da Amazônia: Mazagão Velho

Descrição: A presente investigação tem como contexto de pesquisa Mazagão Velho, uma comunidade afro-brasileira localizada no Amapá que fica cerca de 60 quilômetros da capital Macapá. A atual comunidade de Mazagão Velho ocupa o espaço habitado por Nova Mazagão, colônia portuguesa que recebeu os moradores de Mazagão, uma fortaleza portuguesa localizada no Marrocos, que foi traslada para o Brasil no século XVIII como consequência de um projeto geopolítico da coroa de Portugal. Atualmente, o espaço acolhe uma comunidade negra que assim se reconhece, mas rejeita sua identidade quilombola. Pretendemos construir um perfil sociolinguístico dessa comunidade afro-brasileira, adotando para tal o protocolo da Sociolinguística (Labov, 1972), amplamente conhecido e usado por estudiosos da variação e diversidade linguística no Brasil. Apesar de parecer redundante afirmar, vamos dar especial atenção ao componente sócio-histórico da comunidade, visto que sua fascinante história de migração e a cultura religiosa por ela trazida parecem ter impacto importante no cotidiano e na variedade linguística usada na comunidade..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Marilucia Barros de Oliveira - Coordenador / ABDELHAK RAZKY - Integrante / Flávia a Paz Helena - Integrante / Alcides Fernades de Lima - Integrante / Ana Paula Magno - Integrante / Jamille Cardoso e Cardoso - Integrante / Luan dos Santos Costa - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2


Myriam Crestian Chaves da Cunha

2019 - Atual

A problemática da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: articulação com a formação inicial e continuada de professores (Portaria 093/2019 - ILC/UFPA - Prorrogação Portaria 095/2021 - ILC/UFPA))

Descrição: O projeto que orienta as atividades do grupo de pesquisa AVAL ? Avaliação da/na aprendizagem de línguas? ? aborda as questões avaliativas do ponto de vista da Didática das Línguas/Culturas, disciplina que procura articular a perspectiva psicológica (ligada à problemática da apropriação de uma língua por determinados aprendentes ), a perspectiva epistemológica (suscitada pela definição dos objetos de ensino, aprendizagem e avaliação pelo professor) e a perspectiva praxiológica (relacionada à intervenção docente em sala de aula). Discutir avaliação em línguas nessa tripla perspectiva tem demonstrado ser imprescindível para investigar o tema em consonância com as opções teóricas e metodológicas referentes à língua, seu ensino e sua aprendizagem, qualquer que seja o status da língua para aquele que a aprende (materna, segunda ou estrangeira). No período de investigação ao qual remete o presente projeto, além de continuarmos a promover a articulação didática da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas em suas diversas dimensões, nossa atenção se voltará de modo mais específico para o papel da avaliação formativa na formação inicial e continuada de professores de línguas. Procuraremos entender o impacto que a necessidade de se desenvolverem práticas de avaliação formativa, com alunos participantes de projetos de extensão universitária, tem na regulação do agir docente. Para a constituição e análise dos dados, serão mobilizados, nos diversos subprojetos, procedimentos de pesquisa qualitativa (YIN, 2016), como observação em salas de aula, pesquisa documental e, para fins de experimentação, pesquisa-ação ou outras formas de intervenção (pesquisa colaborativa, por exemplo) na situação de ensino/aprendizagem escolhida..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4)

Integrantes: Myriam Crestian Chaves da Cunha - Coordenador / Fernanda Souza e Silva - Integrante / Amanda Teixeira Bastos - Integrante / Márcia Andréa Almeida de Oliveira - Integrante / Luciana de Oliveira Alves - Integrante / Gilmar Ferreira de Souza Filho - Integrante / Talita Barroso da Silva - Integrante / Márcia Alves de Oliveira - Integrante / Éder Barbosa Cruz - Integrante / Joana D'Arc da Silva Queiroz - Integrante / Etiene Vaz de Lima - Integrante / Raphael Figueiredo da Silva Lopes - Integrante.


Regina Célia Fernandes Cruz

2018 - Atual

MAPEAMENTO DA VARIAÇÃO REGIONAL DO PB NA AMAZÔNIA : DO NÍVEL SEGMENTAL AO TEXTUAL

Descrição: Portaria: 027/2018(ILC/UFPA). O presente projeto de pesquisa vincula-se ao Grupo de Pesquisa do CNPq Vozes da Amazônia e tem com objetivo geral realizar o mapeamento da variação regional do português brasileiro na Amazônia Paraense contemplando desde o nível segmental até o textual. Para tanto, contemplam-se seis frentes de atuação, a saber: 1) Crenças e Atitudes Linguísticas; 2)Mapeamento Geoprosódico da Variação da Entoação; 3)Caracterização acústica do sistema vocálico do português da Amazônia; 4) Caracterização dos padrões prosódicos dos agrupamentos numéricos; 5) Levantamento, Diagnóstico e Análise da Escrita e Leitura escolar em L1 e L2; e 6) Investigação da relação entre processos sociolinguísticos e prosódicos na caraterização dos gêneros textuais orais. A equipe de investigação é composta por sua Coordenadora, 04 pesquisadores colaboradores, 09 doutorandos, 04 mestrandos, 04 bolsistas de iniciação científica. Com a realização deste projeto, espera-se: a) Com relação à descrição do português, dar uma resposta à lacuna importante deixada por Cruz (2000) com relação as origens do português regional da Amazônia Paraense. Neste sentido, ao final da investigação, espera-se fornecer prova empírica de herança - açoriana ou da LGA - no português falado na Amazônia brasileira no nível prosódico, uma vez que 11 variedades do português serão descritas e seus padrões prosódicos confrontados. Da mesma forma, espera-se obter resultados mais robustos com relação à comparação intralinguística entre três variedades do português com origem açoriana comum iniciada por de Cruz et al. (2015 e 2016). b) Como a presente proposta está em consonância com as principais prioridades do projeto AMPER, espera-se contribuir com os projeto em si também: i) fornecendo uma metodologia padronizada de comparação interlocutor de uma mesma variedade e/ou de variedades distintas; ii) testando tratamento estatísticos diferentes para identificação das variáveis mais robustas na explicação de abordagens dialetométricas, que avaliam as distâncias prosódicas intervariedades e; iii) no estabelecimento de uma tipologia de estruturas entoacionais do espaço linguístico românico (por hora limitando-se ao português), em paralelo com tipologias do tipo fonético ou lexical, também desenvolvidas no âmbito de outros grupos de pesquisa em geolinguística. Vários dos sub-projetos se destacam pela sua originalidade, dentre os quais o de Fagundes (em andamento) que investiga o fenômeno do desvozeamento vocálico; de Ferreira (em andamento) e Francês Junior (em andamento) que estudam atitudes linguísticas, todos em nível de Tese de Doutorado. Portanto, trarão contribuições valiosas não somente com os seus resultados, mas também com procedimentos metodológicos padronizados. Por último, espera-se o aumento e a continuação da produção acadêmica da proponente e de sua equipe, seja com a publicação de artigo em periódicos qualificados, seja como com a apresentação de trabalhos em eventos internacionais da área, como Congresso Internacional em Variação Linguística nas Línguas Românicas (2018), V CIDS2 (2018), considerando apenas os eventos já programados e divulgados..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (9)

Integrantes: Regina Célia Fernandes Cruz - Coordenador / Vanderci Aguillera - Integrante / Léa da Silva Fernandes - Integrante / Raquel Maria da Silva Costa - Integrante / Camila Roberta dos Santos Brito - Integrante / Giselda da Rocha Fagundes - Integrante / Celso Francês Júnior - Integrante / Maria Sebastiana da Silva Costa - Integrante / Alexsandro Meireles - Integrante / Maria Sandra Campos - Integrante / Benedita do Socorro Pinto Borges - Integrante / Izabel Christine Seara - Integrante / Leticia Rebollo Couto - Integrante / Albert Rilliard - Integrante / Suzana do Espírito Santo Barros - Integrante / Brayna Conceição dos Santos Cardoso - Integrante / Jany Éric Queirós Ferreira - Integrante / Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler - Integrante / Maria Lúcia Ferreira dos Santos - Integrante / BENEDITA MARIA DO SOCORRO CAMPOS DE SOUSA - Integrante / FRANCISCA MARIA CARVALHO - Integrante / JOSIVANE DO CARMO CAMPOS SOUSA - Integrante / JOSÉ ALACID DA SILVA - Integrante / JULIANA DE AMORIM MARQUES - Integrante /  NGELA INÊS KLEIN - Integrante / ELEONORA ALBANO - Integrante / JAQUELINE IRTELÃ BOTASSINI - Integrante / LOURDES DE CASTRO MOUTINHO - Integrante / MIGUEL OLIVEIRA JR - Integrante / DINAILDA DOS SANTOS ALMEIDA - Integrante / KIMBERLIN JESUS CORREA - Integrante / VICTOR FERNANDES VERÇOSA - Integrante / THAIS DA SILVA SOUZA - Integrante.

 

2018 - Atual

Herança Tupinambá ou Açoriana? Eis a questão (sobre variação regional da entoação)

Descrição: A presente proposta aqui delineada compreende uma retomada e aprofundamento de hipóteses emergentes de descrições prosódicas anteriores do português falado na Amazônia Paraense (CRUZ, 2001; CRUZ ET AL., 2015), desta vez à luz da Sociofonética (THOMAS, 2011). Prevê-se uma análise intralinguística, confrontando dez variedades do português, sendo oito faladas na Amazônia (duas amazonenses, cinco paraenses e uma amapaense); duas de grandes capitais brasileiras - Florianópolis e São Paulo - e uma do português europeu (São Miguel). O principal objetivo desta proposta é uma exploração do banco de dados do Atlas AMPER-POR, visando uma comparação interdialetal, com a perspectiva de delinear o grau de influência da variedade açoriana e da LGA (língua geral amazônica) na formação do português brasileiro falado na Amazônia. Selecionaremos as 33 sentenças em suas duas modalidades entoacionais (declarativa neutra e interrogativa total) do corpus inicial do AMPER-POR, além das três melhores repetições de cada uma dessas 33 sentenças e seus arquivos AMPER correspondentes, os arquivos de áudio em formato .WAV, os arquivos .TXT em formato ascii contendo as medidas acústicas das vogais nucleares das sentenças, os arquivos .TextGrid do software PRAAT contendo a segmentação fonética de arquivos de áudio. Ao todo, serão analisados 8.712 dados (33 sentenças x 2 modalidades x 3 repetições x 4 locutores x 11 localidades) que sofrerão uma estilização da F0 (Hz) com o software Prosogram (MERTENS, 2004), para facilitar a normalização de todos os parâmetros acústicos controlados e obtenção dos movimentos de F0 em tons dinâmicos. Para a normalização da duração, duas etapas serão realizadas: a) suas tomadas de medidas em unidades VtoV (BARBOSA, 2007) e; b) o cálculo do z-score por locutor. No caso da intensidade, será considerada a intensidade relativa (HERMES, 1997). Prevê-se uma análise estatística dos dados acústicos do tipo correlacional. Três são as motivações que sustentam a presente proposta: a) a vasta documentação histórica que registra a migração açoriana para o Norte do Brasil e o legado jesuíta das gramáticas do tupinambá na época do Brasil Colonial (históricas); b) as variantes conservadoras presentes no português falado na Amazônia (sociolinguísticas) e; c) os resultados de Cruz (2001) e Cruz et al. (2015 e 2016) ao estabelecerem comparações intralinguísticas com dados do português (prosódicas). Sua exequibilidade é garantida pelo fato de o projeto já dispor de um corpus formado e anotado da grande totalidade dos dados; tomadas de medidas físicas já terem sido efetivadas e de uma análise estatística descritiva já ter sido realizada. Sua necessidade se justifica, pois se trata de uma proposta que prevê um aprofundamento das descrições prévias com um referencial teórico apropriado, bem como a realização de uma análise estatística mais robusta..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) 

Integrantes: Regina Célia Fernandes Cruz - Coordenador / Léa da Silva Fernandes - Integrante / Camila Roberta dos Santos Brito - Integrante / Rosinele Lemos e Lemos - Integrante / Maria Sebastiana da Silva Costa - Integrante / Brayna Conceição dos Santos Cardoso - Integrante / DINAILDA DOS SANTOS ALMEIDA - Integrante.


Sidney da Silva Facundes

2020 - Atual

Language Technoledge and Biocultural Heritage

Descrição: O projeto envolve a cooperação entre a Universidade de Helsinki e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará com o objetivo de utilizar recursos de língua e tecnologia digital para documentar a herança biocultural do povo Apurinã, e fortalecer a língua e os conhecimentos tradicionais desse povo..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2)

Integrantes: Sidney da Silva Facundes - Coordenador / Marília Fernanda Pereira de Freitas - Integrante / Pirjo Kristiina Virtanen - Integrante / Jack Rueter - Integrante.

Financiador(es): University of Helsinki - Cooperação.

 

2018 - Atual

DIÁSPORAS AMAZÔNICAS: LÍNGUA, CULTURA E EDUCAÇÃO SOB O SIGNO DA DIVERSIDADE

Descrição: O presente projeto visa discutir os sentidos da noção de ?diversidade? linguístico-cultural no contexto amazônico por meio da realização de estudos focados em diferentes populações que compõem o tecido social dessa região. Essas pesquisas organizam-se em três eixos: a) descrição de línguas presentes na Amazônia (incluindo-se variedades do português brasileiro, línguas indígenas, línguas de fronteira e imigração e línguas de sinais); b) análise de práticas e representações sociais dos grupos que utilizam essas línguas (ribeirinhos, quilombolas, feirantes, indígenas, surdos etc.); c) análise de experiências de escolarização desses grupos ou de seus membros quando estes ingressam na educação ?regular?. Espera-se construir com isso um painel que permita elucidar as experiências de grupos considerados minoritários ou marginais, compreendendo como eles se inserem nos processos de produção, circulação e valoração de saberes e práticas socioculturais. Do ponto de vista teórico, o projeto assume um caráter essencialmente interdisciplinar, concentrando-se na construção de interfaces entre quatro grandes eixos epistemológicos: a Linguística, os Estudos Literários, os Estudos Culturais e a Educação. Compõem a equipe realizadora do projeto os Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia ? UNIR (proponente), da Universidade Federal do Pará ? UFPA (Associada 1) e da Universidade do Estado do Mato Grosso ? UNEMAT (Associada 2). Espera-se, como resultado da pesquisa, promover o desenvolvimento da formação oferecida pelos PPGs envolvidos e a promoção de interações científicas e acadêmicas na construção de uma rede de cooperação voltada para o equilíbrio regional da pós-graduação dos Estados da região norte e do vizinhança..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (30) / Doutorado: (10)

Integrantes: Sidney da Silva Facundes - Coordenador / Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira - Integrante / Germana Maria Araújo Sales - Integrante / Thomas Massao Fairchild - Integrante / Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja - Integrante / Marília Lima Pimentel Cotinguiba - Integrante / Natália Cristine Prado - Integrante / Lucas Martins Gama Khalil - Integrante / Aroldo José Abreu Pinto - Integrante / Madalena Aparecida Machado - Integrante / Walnice Aparecida Matos Vilalva - Integrante / Agnaldo Rodrigues da Silva - Integrante / Elisabeth Batistta - Integrante / Vera Lucia da Rocha Maquea - Integrante / Nair Ferreira Gurgel do Amaral - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.


Thomas Massao Fairchild

2019 - Atual

Escrita, corpo e formação: a construção de si no ensino

Descrição: Neste projeto busca-se investigar como professores e estudantes de diferentes níveis elaboram imagens de si ao escrever e como a elaboração dessas imagens participa dos processos formativos nos quais estão envolvidos. A base teórica da investigação assenta-se em conceitos oriundos da Análise do Discurso, da Psicanálise e da Educação. Parte-se da concepção de escrita como trabalho do simbólico que age em duplo sentido: de um lado, o sujeito que escreve trabalha sobre o escrito, burilando seu texto; de outro, ao escrever, a escrita trabalha sobre o sujeito, expondo-o aos efeitos inesperados de seu próprio dizer. O corpo, por sua vez, exerce um duplo papel em relação à escrita: de um lado, é a instância de uma unidade imaginária (estádio do espelho) que pode funcionar como metáfora do texto, levando à estabilização da linguagem e ao fechamento dos sentidos; de outro, é o ponto de fuga da dinâmica pulsional, que empurra o jogo da linguagem ao seu limite e abre espaço ao nonsense, condição para os deslocamentos de forma e sentido implicados na construção de um estilo próprio. Entende-se que os processos de formação, sejam eles dos professores de língua ou de seus alunos, desenvolvem-se entre o chamado a ocupar posições imaginárias, nas quais há garantia de sentido (a adesão a uma fórmula de escrita ou a um método de ensino, por exemplo), e a impossibilidade de semantizar por completo o universo pulsional que leva à busca por formas singulares de habitar a cultura. Esta problemática permite a construção de abordagens específicas como, por exemplo, o estudo dos ethé construídos em trabalhos acadêmicos ou a análise de traços de estilo em narrativas produzidas por alunos da Educação Básica. Metodologicamente, portanto, o presente projeto funciona como guarda-chuva para investigações mais pontuais cujo objeto se inscreva dentro do problema geral proposto aqui. A consolidação dessas investigações resultará na continuidade da alimentação do banco de dados iniciado com o projeto ?A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento? (CNPq 458449/2014-8), que conta com amostras de escritos acadêmicos de cinco universidades brasileiras e duas estrangeiras, e acrescentará a esse recorte o início da coleta sistemática de amostras de escrita de estudantes da Educação Básica. Espera-se também que com essa investigação possa-se estabelecer uma discussão sobre o papel das modelizações na Educação brasileira, manifestas tanto no plano epistemológico (com o sucesso de propostas prêt-à-porter como as ?sequências didáticas?) quanto no plano político-administrativo (com o avanço das avaliações de larga escala, dos descritores padronizados etc.), uma vez que estamos propondo, na contramão dessa tendência, que formar-se não implica apenas adequar-se a padrões culturais estabelecidos, mas também dar conta da difícil tarefa de inscrever o próprio corpo (pulsional) na cultura ? para o que não há modelos previamente construídos..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5)

Integrantes: Thomas Massao Fairchild - Coordenador / Nora Monteiro Pinto de Almeida - Integrante / Silvana Oliveira Bandeira - Integrante / Sádie Saady Morhy - Integrante / lia barile carvalho da silva - Integrante / felipe hilan guimarães santos - Integrante / Sara Moraes Campos - Integrante / Franciany Chaves Waris - Integrante / Letícia Lima dos Reis - Integrante / Natália Moraes Cardoso - Integrante / Brenda de Almeida Cordeiro - Integrante.


Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva

2019 - Atual

Autonomia e Motivação na Aprendizagem de Línguas Adicionais enquanto Sistema Adaptativo Complexo

Descrição: A aprendizagem de línguas adicionais (LAd) envolve ciências diversas que, com uma abordagem transdisciplinar, ajudam a compreender os processos que se desenvolvem nessa atividade geralmente de longo prazo. O paradigma da complexidade contribui por englobar simultaneamente múltiplos olhares sobre o mesmo objeto de estudo e é adequado para explicar fenômenos pertinentes à aprendizagem. Nessa perspectiva o foco está nas inter-relações estabelecidas entre seus sistemas, subsistemas, agentes e elementos (KOUSTOULAS; MERCER, 2018). Larsen-Freeman (1997) foi a pioneira em entender a aprendizagem de LAd como um sistema adaptativo complexo (SAC) e muitos autores abraçaram esta ideia no campo da Linguística Aplicada, dando ênfase a vários de seus enfoques: Van Lier (2004) e Kramsch (2012) na abordagem ecológica, Dornyei e Ushioda (2011) e Koustoulas e Mercer (2018) na motivação, Tatz (2016) na autonomia, Tassinari (2019) no aconselhamento em aprendizagem de línguas, só para mencionar alguns. No Brasil, Paiva tem sido um centro irradiador da complexidade (PAIVA, 2005; PAIVA; NASCIMENTO, 2009) e localmente há um núcleo de trabalho que tem publicado textos nesta visão (BORGES; RABELO, 2016; CASTRO; MAGNO E SILVA, 2016; MAGNO E SILVA, 2016; MATOS; MORHY, 2016). É importante que as diferentes pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFPA sejam vistas retrospectivamente e que os conceitos delas emanados sejam situados nos estudos internacionalmente desenvolvidos. Como objetivo geral espera-se ter uma compreensão atualizada do conceito de autonomia na aprendizagem de LAd. Os objetivos específicos incluem verificar a inter-relação dos sistemas envolvidos na aprendizagem de LAd, tais como a motivação e a autonomia; descrever os locais fomentadores de autonomia e de motivação; buscar elementos que mostrem a evolução na conceituação de motivação e de autonomia; e avançar na teorização desses conceitos. Duas vertentes serão exploradas neste projeto de pesquisa: uma retrospectiva e outra prospectiva. A primeira enfoca a evolução dos conceitos de autonomia e motivação ao longo dos últimos 50 anos. Procuraremos identificar nestas conceituações indícios da visão complexa, a qual entrou no mainstream da ciência apenas ao final dos anos 90 do século passado. Nesse processo, localmente, dois outros aspectos inevitavelmente serão trazidos para a pesquisa: os centros de autoacesso, como um locus alternativo para o desenvolvimento de competências linguageiras, e o aconselhamento em aprendizagem de línguas, como um serviço prestado nesses ambientes. Identificaremos, nos trabalhos produzidos no âmbito da UFPA, o emprego dos conceitos de autonomia e motivação. Procuraremos situa-los em alguma das conceituações determinadas e situadas temporalmente. Lançando mão da visão prospectiva, pretende-se teorizar sobre a dinâmica dos processos de aprendizagem movidos pela motivação e pela autonomização de seus agentes e pontuar os avanços que os trabalhos realizados no âmbito da UFPA trouxeram para a discussão sobre a aprendizagem de LAd..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) 

Integrantes: Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva - Coordenador / Jhonatan Allan De Andrade Rabelo - Integrante / Bruno Costa da Silva - Integrante / Mariana Maués Barreto - Integrante.