ESTUDOS LINGUÍSTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS – O CURSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DA UFG
31/agosto/2918, Sala 9 do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPA), às 9h

Profa. Dra. Mônica Veloso Borges
Universidade Federal de Goiás/Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena

O Grupo de Estudos sobre Línguas e Culturas Indígenas da Amazônia (GELCIA) convida para a palestra da Profa. Dra. Mônica Veloso Borges, da UFG, em que a mesma apresentará algumas reflexões sobre o trabalho que venho realizando, no Curso de Educação Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas da Universidade Federal de Goiás, no que se refere ao estudo das línguas indígenas nele presentes: a) Goiás: Karajá e Tapuio; b) Tocantins: Guarani, Karajá, Karajá Xambioá, Javaé, Apinajé, Krahô, Xerente e Xakriabá; c) Mato Grosso: Tapirapé, Karajá, Kamaiurá, Waurá, Xavante, Juruna, Mentuktire, Bororo, Kuikuro, Kalapalo, Mehinako e Yawalapiti; e d) Maranhão: Guajajára, Canela, Krikati, Timbira e Gavião. Serão abordadas questões como: (1) aspectos fonéticos, fonológicos e morfossintáticos das línguas; (2) a noção de léxico e sua relação com a visão de mundo dos povos; (3) as diferentes formas lexicais empregadas em espaços e relações sociais diversas, constatando e valorizando suas especificidades; (4) metodologias de documentação lexical e de organização de dicionários para as línguas indígenas. Serão apresentados aqui alguns resultados das discussões e dos trabalhos feitos pelos/as alunos/as sobre diversos temas abordados, como: (1) Léxico, seu contínuo processo de expansão e sua documentação; (2) Palavras antigas, em desuso, e palavras novas/criadas; (3) Empréstimos do português e formação de novas palavras nas línguas indígenas; (4) Palavras distintas entre idades/gerações e sexos; (5) Palavras distintas conforme as aldeias e regiões; e (6) Linguagem especializada e linguagem do cotidiano.