Nos dias 21 e 22 de março de 2024, aconteceu no Campus de Cametá a Aula Inaugural do PPGL e o I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá.

Na mesa de encerramento, o consagrado escritor cametaense Salomão Laredo fez uma fala muito poética sobre os significados de um curso de doutorado flexibilizado na cidade de Cametá. Gentilmente, ele nos cedeu o texto que apresentou para publicarmos aqui no site.

Muito obrigada, querido Salomão Larêdo, pelo abraço que deu no PPGL com suas palavras de acolhimento!

Ivânia dos Santos Neves

  

 

ÁGUAS DE CAMETÁ - MOBILIZAÇÃO DE DESEJOS -  MAPARASCOPE OU O NOSSO PIRÃO DE ACAÍ COM MAPARÁ  ELÉTRICO  ONLINE CHEIO DE AFETO.

                                                                                                               Salomão Larêdo

Memória e Resistência: 60 anos do golpe de 1964, é a ação do grupo de pesquisa Estudos de Narrativas de Resistência (Narrares), para demarcar o importante trabalho de memória sobre as lutas contra o autoritarismo de estado, materializados no golpe de estado e a instalação da ditadura civil-militar. 60 anos depois, precisamos continuar o trabalho de memória e resistência para que não se esqueça, nem que se repita. 01 a 03 de abril de 2024, com trasmissão pelo Youtube.

Participem!

Acesse o canal: https://www.youtube.com/watch?v=hG15J3lma9w

“Para que o sujeito possa ser concebido como algo mais que um lugar por onde o discurso passa, vindo das estruturas, é necessário fazer a hipótese mínima de que ele age.”

Sírio Possenti

 

 

O Seminário do Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino ​(DISSE) é um evento anual organizado pelo Grupo de Pesquisa em ​Discurso, Sujeito e Ensino, sob a coordenação do Prof. Dr. Thomas ​Massao Fairchild (ILC-UFPA). O objetivo desta edição do evento é ​tornar públicos os trabalhos de pesquisa dos membros do DISSE ​desenvolvidos durante o ano de 2023, a partir do estudo do livro “Os ​limites do discurso”, do linguista Sírio Possenti.

A programação do evento será híbrida, incluindo atividades ​presenciais (algumas das quais serão transmitidas pelo youtube) e ​atividades exclusivamente online. Assim como vem acontecendo nas ​edições anteriores, o evento contará com inscrições para trabalhos de ​pessoas externas ao grupo. Os trabalhos poderão ser inscritos na ​modalidade presencial ou online.

IX Seminário do DISSE terá como foco a problemática do sujeito, ​entendido ao mesmo tempo como “assujeitado”, portanto inscrito na ​História, e como “ativo”, capaz de trabalhar sobre seus próprios ​enunciados e, em certo grau, ter consciência dos efeitos de sentido ​que produz. Os eixos de estudo com seus respectivos objetivos que ​integram as ações do Grupo e que podem servir de norteadores para ​as propostas de trabalhos a serem submetidas ao evento são as ​seguintes:

 Escrita, sujeito e formação: analisar processos de escrita a partir da ​análise de versões intermediárias e/ou finais de textos, com ênfase na ​discussão sobre indícios do trabalho do sujeito. Discutir os diferentes ​resultados do trabalho de escrita conforme a posição subjetiva ​assumida no ato da escrita, inferida por meio de análises indiciárias. ​Debater as relações entre o ensino da escrita e os produtos obtidos ​pelo trabalho de escrever.

 Perfis do profissional de Letras: analisar as diferentes configurações ​assumidas por Cursos de Letras no Brasil e em outros países, com ​base em análises documentais, registro de práticas de ensino e ​outras formas de coleta de dados. Discutir as especificidades do ​trabalho do profissional de Letras em diferentes frentes e o perfil ​demonstrado por esses profissionais através de suas práticas ou de ​sua produção escrita.

• Práticas de ensino, profissão docente e subjetividade: Documentar ​e analisar práticas de ensino de língua, com ênfase em: 1) discussão ​de dados que indiciem as posições assumidas pelos sujeitos e suas ​consequências para o ensino e a aprendizagem; b) discussão de ​dados que revelem questões pertinentes à profissão docente ​tomada enquanto acontecimento discursivo; e c) reflexão sobre os ​próprios procedimentos de documentação de práticas e ​envolvimento subjetivo do pesquisador nas análises que empreende.

O evento também oportuniza o ingresso de novos membros para o ​Grupo de Pesquisa DISSE que, após a realização do seminário, abrirá ​um período para inscrições.

LOCAL

Toda a programação presencial acontecerá no Campus Básico da ​UFPA (Cidade Universitária “Prof. José da Silveira Netto”, em Belém). Auditório Ruy Paranatinga Barata. No edifício do Programa de Pós-​Graduação em Letras, atrás da Biblioteca Central, próximo ao ​“Veropesinho”.

Edifício Multiusos IFCH-ILC – Salas 7, 8, 9, 10. Primeiro andar. Prédio em ​frente ao Centro de Convenções Benedito Nunes

 

Para mais informações acesse o site: https://ixseminariododisse.my.canva.site/seminariododisse