Revista Moara

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) mantém a Revista Moara, como periódico qualificado do Programa, com conselho editorial formado por professores de diversas instituições de ensino superior. A revista é semestral, enviada a todos os Programas de Pós-Graduação da área de Letras e Linguística do Brasil, se constituindo como um dos pontos fortes do PPGL. Em 2013 foi criada a sua versão eletrônica, aumentando o potencial de impacto do periódico, que conta agora com duas versões: em papel e digital, que pode ser acessado aqui: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara.

 Últimas chamadas para publicação na MOARA: http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/announcement/view/49

 

Seminários de Integração

Diversos seminários no âmbito do PPGL atuam no compartilhamento da produção científica da Pós-Graduação e da Graduação, além de proporcionar a presença de pesquisadores de diversas instituições do Brasil. Os Seminários de Pesquisas em Andamento (SEPA), por exemplo, são anuais e trouxeram em 2013 as professoras doutoras Diana Luz Pessoa de Barros (USP/Mackenzie) e Marisa Lajolo (Unicamp/Mackenzie), para as conferências de abertura e de encerramento.

Já o seminário “Quartas do PPGL”, que é quinzenal, iniciou a partir de agosto de 2011 e aproveita a presença de docentes convidados para bancas de defesas de dissertações das duas áreas de concentração do Programa, oferecendo uma interessante programação de conferências sobre temas diversos, de acordo com as pesquisas desenvolvidas pelos convidados.

Além disso, o seminário “Rodas de Linguística”, iniciativa dos pesquisadores da área de Descrição de Línguas Indígenas, tem como objetivo proporcionar aos discentes da pós-graduação (e graduação) o contato com pesquisadores nacionais e estrangeiros da área de Linguística Descritiva, de modo a garantir uma visão ampla desse campo de estudos. Da perspectiva dos docentes, o seminário proporciona um espaço de discussão e explicitação de temáticas abordadas no Programa, favorecendo a integração entre elas.