Na última sexta-feira, 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém, o Curral Cultural Boi Marronzinho, abriu as portas para o público prestigiar o lançamento do documentário EtniCidades Pan-Amazônicas: o bairro da Terra Firme em Belém”. O documentário dirigido por Ivânia Neves, Camille Nascimento e Letícia de Sousa, é um dos produtos do projeto “Etnicidades Afro-Amazônicas, Danças, Narrativas e Identidades na Terra Firme”, financiado por Emenda Parlamentar proposta pela ex-deputada federal Vivi Reis e pela Capes.
Na ocasião, estiveram presentes entrevistadas e entrevistados no documentário, moradores, representantes de coletivos culturais, professores e artistas do bairro, a ex-deputada federal Vivi Reis,
Documentário sobre a Terra Firme movimentou o bairro no dia do aniversário de Belém.
além da equipe do audiovisual. Após o lançamento, Allan Carvalho, artista que compôs a trilha sonora do documentário, com duas canções que retratam a realidade do bairro da Terra Firme e uma especial para a origem indígena do Rio Tucunduba, brindou o público com a sua apresentação. Os anfitriões da noite também tornaram a noite ainda mais especial, com a apresentação marcante do Boi Marronzinho, associação cultural que atua há 30 anos na Terra Firme.
Para o co-fundador do Boi Marronzinho, Joélcio Ataíde, o documentário trouxe um olhar pluralizado do bairro, e pode ajudar a desmistificar uma imagem negativa da Terra Firme. “Neste documentário, nós, como moradores, professores, artistas que vivenciamos a Terra Firme diariamente, pudemos contar a nossa própria história, a nossa realidade, sob diferentes aspectos. Isso é importante para desrotular a Terra Firme: por que aqui é reconhecido somente como área vermelha, se aqui temos tanta cultura, tanta alegria, tanta energia, tanto paz e tanto amor? É preciso muita informação e discussão para compreendermos um bairro como a Terra Firme e o documentário nos traz essa dimensão”, afirma.
O documentário está disponível em: