16 a 20 de agosto, 2023

Rio de Janeiro, Brasil

A segunda edição do CIES, por iniciativa do CEJA (Centro de Estudos Judaicos da Amazônia), vai acontecer do dia 16 ao 20 de agosto de 2023, na modalidade presencial, no Rio de Janeiro. O local do Congresso será divulgado oportunamente.

A Chamada para Comunicações encontra-se aberta a partir do dia 01 de novembro do ano corrente (2022) até o dia 31 de janeiro de 2023.

Estudantes, professores e estudiosos do Sefardismo em geral estão convidados para participar do II CIES. O tema Sefardismo pode ser estudado por qualquer um destes eixos temáticos nos trabalhos a ser apresentados inseridos num destes contextos: histórico, geográfico, literário, linguístico, social, religioso, musical, teatral, científico, gastronômico, espiritual e monográfico.

Por gentileza, atentem às regras abaixo:

1. Inscrição:

a. Poderão inscrever-se estudantes de graduação e pós-graduação, professores, acadêmicos e estudiosos em geral do Sefardismo.

b. Sua inscrição se dará por meio de um e-mail direcionado a Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com os seguintes dizeres no ‘subject’: CIES – Ficha de inscrição.

c. Neste mesmo e-mail, os candidatos deverão apresentar:

Nome completo do/a autor/a ou autores do trabalho –

E-mail –

(WhatsApp – opcional, para o caso de alguma complicação técnica durante o evento) –

Filiação (ou “Independente”) –

Eixo temático e título da proposta da comunicação –

Idioma da comunicação –

Resumo da comunicação –

e. Os resultados a respeito da comunicação (se aceita ou não) serão enviados dentro de duas semanas depois de sua chegada ao correio eletrônico do CIES.

2. Apresentação do trabalho:

a. A menos que os candidatos façam um pedido específico, trabalhos para a apresentação oral serão distribuídos de acordo com os eixos temáticos identificados na inscrição e na proposta da comunicação;

b. Cada comunicação em forma oral em geral assim como musical / teatral ou por ‘PowerPoint’ não pode exceder 20 minutos e não pode levar menos de quinze minutos;

c. Se a apresentação do trabalho necessitar de ‘slides’, é favor comunicar à organização do CIES como item final do Resumo da comunicação.

3. Programação diária:

a. O evento constará de paineis ou de apresentações individuais; após a exposição de todos os paineis e trabalhos individuais (se for o caso), haverá 15 minutos para perguntas do público e respostas de parte dos participantes;

b. O evento diário constará de apresentações pela manhã, das 10:00 ao meio-dia e meia, mais 15 minutos para as perguntas; pela tarde, será das 14:00 às 17:30, mais 15 minutos para as perguntas (horário de Brasília).

4. Certificado:

a. O CIES disponibilizará Certificado de Participação a partir de data a ser divulgada após o evento, para os que o pedirem. As informações que constarão do Certificado são: Nome do/a autor/a (ou autores); Título do trabalho apresentado, data da apresentação e período datado do evento;

b. O Certificado será enviado como anexo para o e-mail que consta da ficha de inscrição.

5. Publicação:

a. O CIES se compromete a publicar os trabalhos aprovados e apresentados no Congresso, se as possibilidades financeiras assim o permitirem. Será enviado aos autores um modelo de “Permissão para publicação” para ser lido e assinado em tempo hábil;

b. Textos escritos em inglês ou espanhol, cujos autores aprovarem sua publicação, devem seguir o estilo MLA e textos escritos em português devem seguir o estilo ABNT;

c. O prazo para o envio do texto final para efeito de publicação será divulgado durante o Congresso.