A oitava edição do Simpósio Olhares sobre o Poético acontecerá no dia 29 de junho de 2016, das 8h30 às 18h30, no auditório Francisco Paulo Mendes do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. Com o tema “BELÉM 400 ANOS DE LIRA”. Haverá palestras, estudos de poemas, exibição de documentários, um sarau crítico-poético com leitura e interpretação de poemas e sorteio de livros.

Com a participação de João de Jesus Paes Loureiro, Luis Heleno Montoril del Castilo, Galvanda Galvão, Izabela Leal e Vasco Cavalcante – como convidados – e dos alunos da disciplina Estudos do Poema (2016), o VIII Simpósio Olhares sobre o Poético visa promover a leitura crítica da poesia no sentido de traduzir, analisar e interpretar poemas, com o propósito de contribuir para a formação de leitores de poesia, sem perder de vista o ensino da literatura em geral.
A cada ano, a turma de Estudos do Poema do Curso de Mestrado em Letras – Estudos Literários da UFPA, sob a coordenação da professora Lilia Silvestre Chaves, homenageia um artista ou crítico literário paraense. No primeiro, em 2008, o homenageado foi o poeta Mário Faustino; depois foram escolhidos Benedito Nunes (enquanto crítico de poesia), Max Martins, Dulcinéa Paraense, Age de Carvalho, Bruno de Menezes e Paulo Plínio Abreu. Este ano celebram-se Belém e os poetas que lhe dedicaram seus versos.

Website: <http://olharessobreopoetico2016.blogspot.com/