“Para que o sujeito possa ser concebido como algo mais que um lugar por onde o discurso passa, vindo das estruturas, é necessário fazer a hipótese mínima de que ele age.”

Sírio Possenti

 

 

O Seminário do Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino ​(DISSE) é um evento anual organizado pelo Grupo de Pesquisa em ​Discurso, Sujeito e Ensino, sob a coordenação do Prof. Dr. Thomas ​Massao Fairchild (ILC-UFPA). O objetivo desta edição do evento é ​tornar públicos os trabalhos de pesquisa dos membros do DISSE ​desenvolvidos durante o ano de 2023, a partir do estudo do livro “Os ​limites do discurso”, do linguista Sírio Possenti.

A programação do evento será híbrida, incluindo atividades ​presenciais (algumas das quais serão transmitidas pelo youtube) e ​atividades exclusivamente online. Assim como vem acontecendo nas ​edições anteriores, o evento contará com inscrições para trabalhos de ​pessoas externas ao grupo. Os trabalhos poderão ser inscritos na ​modalidade presencial ou online.

IX Seminário do DISSE terá como foco a problemática do sujeito, ​entendido ao mesmo tempo como “assujeitado”, portanto inscrito na ​História, e como “ativo”, capaz de trabalhar sobre seus próprios ​enunciados e, em certo grau, ter consciência dos efeitos de sentido ​que produz. Os eixos de estudo com seus respectivos objetivos que ​integram as ações do Grupo e que podem servir de norteadores para ​as propostas de trabalhos a serem submetidas ao evento são as ​seguintes:

 Escrita, sujeito e formação: analisar processos de escrita a partir da ​análise de versões intermediárias e/ou finais de textos, com ênfase na ​discussão sobre indícios do trabalho do sujeito. Discutir os diferentes ​resultados do trabalho de escrita conforme a posição subjetiva ​assumida no ato da escrita, inferida por meio de análises indiciárias. ​Debater as relações entre o ensino da escrita e os produtos obtidos ​pelo trabalho de escrever.

 Perfis do profissional de Letras: analisar as diferentes configurações ​assumidas por Cursos de Letras no Brasil e em outros países, com ​base em análises documentais, registro de práticas de ensino e ​outras formas de coleta de dados. Discutir as especificidades do ​trabalho do profissional de Letras em diferentes frentes e o perfil ​demonstrado por esses profissionais através de suas práticas ou de ​sua produção escrita.

• Práticas de ensino, profissão docente e subjetividade: Documentar ​e analisar práticas de ensino de língua, com ênfase em: 1) discussão ​de dados que indiciem as posições assumidas pelos sujeitos e suas ​consequências para o ensino e a aprendizagem; b) discussão de ​dados que revelem questões pertinentes à profissão docente ​tomada enquanto acontecimento discursivo; e c) reflexão sobre os ​próprios procedimentos de documentação de práticas e ​envolvimento subjetivo do pesquisador nas análises que empreende.

O evento também oportuniza o ingresso de novos membros para o ​Grupo de Pesquisa DISSE que, após a realização do seminário, abrirá ​um período para inscrições.

LOCAL

Toda a programação presencial acontecerá no Campus Básico da ​UFPA (Cidade Universitária “Prof. José da Silveira Netto”, em Belém). Auditório Ruy Paranatinga Barata. No edifício do Programa de Pós-​Graduação em Letras, atrás da Biblioteca Central, próximo ao ​“Veropesinho”.

Edifício Multiusos IFCH-ILC – Salas 7, 8, 9, 10. Primeiro andar. Prédio em ​frente ao Centro de Convenções Benedito Nunes

 

Para mais informações acesse o site: https://ixseminariododisse.my.canva.site/seminariododisse