Nos dias 21 e 22 de março de 2024, aconteceu no Campus de Cametá a Aula Inaugural do PPGL e o I Encontro de Programas de Pós-Graduação do Campus de Cametá.

Na mesa de encerramento, o consagrado escritor cametaense Salomão Laredo fez uma fala muito poética sobre os significados de um curso de doutorado flexibilizado na cidade de Cametá. Gentilmente, ele nos cedeu o texto que apresentou para publicarmos aqui no site.

Muito obrigada, querido Salomão Larêdo, pelo abraço que deu no PPGL com suas palavras de acolhimento!

Ivânia dos Santos Neves

  

 

ÁGUAS DE CAMETÁ - MOBILIZAÇÃO DE DESEJOS -  MAPARASCOPE OU O NOSSO PIRÃO DE ACAÍ COM MAPARÁ  ELÉTRICO  ONLINE CHEIO DE AFETO.

                                                                                                               Salomão Larêdo

Faço questão de sublinhar que sou feminista, gosto de mulher e das mulheres, sou contra todo tipo de violência de gênero, violência contra qualquer pessoa, trabalho pela igualdade de gênero, sou antirracista, republicano que defende a democracia procurando contribuir  à construção de nova humanidade,  mundo novo, igualitário, justo, feliz, para todas e todos e a literatura que faço tematiza  de onde sou  e venho, qual seja,  da Vila do Carmo cametaense, do interior, do sítio,  originário da gente pobre, simples,  da beira do rio Tocantins -  o mais bonito do mundo -   da periferia, do subúrbio, meu texto reflete a situação dos excluídos, invisíveis, despossuídos, negros, pobres, a mulher,  o homossexual, lésbicas etc etc.

E viva a vida, a natureza e todo ser humano em toda parte! Viva Cametá e todo o povo cametaense!

Bom diiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaa!!!!

            Venho aqui a Cameta e a este Campus da UFPA gentilmente convidado pela profa. dra. Lucilena Gonzaga, mulher intimorata e intemerata, diligente, inteligente e eficiente coordenadora, a nossa querida Cica, que age e reage comigo, poeticamente e sempre como irmã, caçula, claro! Através dela agradeço a todas as autoridades, docentes, discentes, funcionários, povo em geral, doutorandas e doutorandos que abraço carinhosamente, com minha especial e afetuosa saudação e homenagem à professora dra. Ivânia dos Santos Neves, Coordenadora do PPGL-UFPA, em nome de quem saúdo com imenso preito de homenagem e gratidão por tão grande feito educacional e cultural em Cametá. 

Venho aqui a Cametá e a este campus, sempre e todo tempo emocionado e feliz como cametaense.

Mas, desta vez, o motivo transborda na minha alma e da minha amada Maria Lygia,a Maia , fada  dos meus encantos, por estarmos  aqui  na companhia do  nosso amado filho Filipe Nassar Larêdo, um dos discentes do doutorado em Letras.

Soubemos desta enorme alegria no dia 19 de dezembro de 2023, nas vésperas do Natal e das festas de fim de ano e  estávamos – eu e Maria Lygia – em Cametá, para receber a comenda Dr. Gentil Bittencourt, outorgada pela Câmara Municipal de Cametá, por meio de dois destacados cametaenses e nossos amigos, Irácio  Nunes e seu filho João Paulo Nunes, vereador e presidente do Poder Legislativo cametaense  e num local e num tempo repleto de simbolismos e manifestações da divina providência e com o  resultado, o Filipe postou  nas redes sociais, o seguinte :

“Doutorado em Literatura na UFPA aí vou eu ️ Nas últimas semanas tenho ido de moto à terra dos meus ancestrais, Cametá, em busca de um sonho: pesquisar sobre a Amazônia e escrever, por meio de relatos históricos e literários, sobre a violência que nossa cultura e nosso povo sofrem há muito tempo. Finalmente posso iniciar essa jornada tão esperada. Em 2024 início meus estudos em doutoramento na UFPA, campus universitário Tocantins-Cametá. Notícia maravilhosa essa que recebo na véspera do Natal. Vou vencendo as dificuldades. Deus sabe o que eu tenho no coração e tenho minhas falhas, mas sou apaixonado pela humanidade. Não sacaneio ninguém e busco sempre o melhor pras pessoas ao meu redor. Minha pesquisa de doutorado é o propósito que preciso pra seguir em frente, pois ela vai contribuir com a minha terra. Tenho certeza disto”.

E sabendo que o Filipe é um apaixonado pela humanidade e pela justiça social, agradecemos a Deus tão importante presente!

Então estou aqui como escritor e pai de um que começa o doutorado, sua pós-graduação nesta nossa terra mágica, quatrocentona e por isso, parabenizo todos os que estão nessa condição e todos que proporcionaram aos docentes, essa condição.

Este campus da UFPA, por todos os seus coordenadores e trabalhadores, de ontem e de hoje: Profa. Lucilena  Gonzaga e Prof. Eraldo Souza e  competente equipe, vem mudando a face da nossa geopolítica pelo meio mais eficaz com que fazem os inteligentes do mundo inteiro, quando querem proceder  mudanças estruturais:  investir tudo e muito mais  em educação e cultura que passa pelo livro e  pela leitura, paixões da minha vida, pois é através do  tripé : ensino, pesquisa , extensão,  que se  justifica a presença da  UFPA  aqui e em todo interior  do Pará.

É ao caboco e caboca  de Cametá que está neste linda cidade, neste lindo rio Tocantins  e neste lindo e imenso município e  que fala a nossa fala, sotaque, dialeto, jeito, pronúncia, a quem  temos que entender  que, sendo  da beira do rio, alimentado com  mapará de todo tipo e jeito  e pirão de açaí, mas, sentindo ausência de diversos equipamentos  como escola, espaço de leitura, livros, energia elétrica, internet, que  estes sumanos são   muito orgulhosos de conhecer sua realidade e têm muito  amor ao  seu lugar.

E por isso, entendo, que a UFPA, por seus docentes e discentes   deve produzir conhecimento aqui nesta chão, que dê chance ao nativo de obter poder pelo saber socializado e divulgado, saber este que nossa gente inteligente e capaz, domina.

Nossa gente tem direito a uma produção acadêmica que dê respostas às suas indagações. Por isso, este tempo de colheita é também tempo de contínua semeadura com o doutorado que cada vez mais mostre que nossos indígenas foram dizimados, expulsos daqui pelo colonizador e tiveram sua língua expropriada numa  ação continuada. Hoje, nossa gente deve ser consultada naquilo que sabe e conhece, do saber e fazer de sua própria epistemologia, sempre analisando, criticado e aprimorado para o bem comum do próprio exercício da sabedoria do fazer e do saber fazer. Com todo este conjunto de conhecimentos e direitos, surge o  natural  movimento acima das vontades, das ideologias e partidarismo,  para colocar Cametá na vanguarda de que tanto precisa.

Cametá precisa de grande centro cultural que tenha espaços para todas as vertentes da arte, biblioteca pública, memorial, museu, ferrovia para Tucurui e Limoeiro do Ajuru, ponte para Baião, recuperar prédios  históricos, paredão do afeto na beira do rio, Maparódromo para jogos de futebol, desfile escolar, carnaval e apresentação do Cobra Norato, feira  de livro, da agricultura e uma grande cozinha com nossas iguarias, mojicas e vinhos, etc etc.

Cabe a nós a produção de outra política. Temos que traçar estratégias e renovar através da nossa cultura popular. Devemos ter presença cultural, forte e fazer as coisas, produzir festivais, seminários, debates, discussões etc etc.

Como sujeito da Vila do Carmo cametaense, nativo da Amazônia paraense, parabenizo a UFPA que através da visão atenta da sua dirigente e equipe  luta diuturnamente pela ampliação dos cursos de graduação e de pós-graduação nesta área geopolítica tão relegada, carente de recursos e de ações do Poder Público em todos os segmentos: educação, saúde, habitação, comunicação, transportes etc etc .

Aspiro ajudar a fazer daqui imenso centro de cultura e arte, formando comunidade leitora, que pensa e com consciência crítica, política e  de cidadania  cultural, combater  o machismo, a importunação sexual, feminicídio, estupro,  a misoginia,  o racismo, a fome, a pobreza, a desigualdade,  para transformar e construir   mundo melhor para todas e todos.

 

Muito obrigado!