Thomas Fairchild atua na primeira turma de doutorado do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, no interior de Angola

O professor do PPGL Thomas Massao Fairchild esteve, entre 10 e 22 de abril, em Sumbe, cidade litorânea de Angola, capital da província do Cuanza Sul, em atividades com a primeira turma de doutorado do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), atualmente dirigido pelo Prof. Dr. Augusto Fazenda. A ida do professor ao país africano, custeada pelo ISCED, está no âmbito de um acordo de cooperação que existe, firmado pelos reitores, entre a UFPA e o ISCED, que se configura em rede, envolvendo outras universidades, a exemplo da UFRN, UFBA e UFTM.

PRIMEIRO DOUTORADO NO INTERIOR DE ANGOLA

Fairchild explica que O ISCED do Sumbe conseguiu aprovar o primeiro curso de doutoramento em Ciências da Educação fora da capital de Angola, Luanda. “É o primeiro doutoramento na área de Educação no interior. Esse projeto foi elaborado por uma equipe que envolveu professores angolanos e brasileiros, liderada pelo Prof. Dr. Lourenço Lino Sousa (ISCED) e pela Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa (UFTM). Eu estive nessa equipe, elaborei algumas ementas, trabalhamos no desenho desse projeto. O projeto foi financiado pela Expertise France/ União Europeia. Nesta primeira turma, eu oriento o discente Miguel Armindo, que também é professor do ISCED”. 

A turma de doutorado iniciou no segundo semestre de 2023, entre as disciplinas ofertadas estão as Atividades de Seminário de Projetos de Pesquisa, que neste primeiro ano foi organizado pela professora Sulemi Fabiano (UFRN). Este seminário foi pensado para ser realizado anualmente, com apresentação e avaliação de cada projeto de pesquisa. “Eu fui para o Sumbe para participar, como debatedor de projetos na área de Língua Portuguesa, estive na banca de oito trabalhos junto aos professores Adriana Batista (UFBA) e Joaquim Matias (ISCED)”, conta o professor Thomas. Este Seminário ocorreu dentro do evento 6º Seminário de Formação de Professores Angola-Brasil, que envolveu graduandos, pós-graduandos e docentes da instituição. 

A conferência de abertura do evento, realizada por Thomas, teve como tema “Escrita acadêmica: o plágio e apropriação das palavras do outro”. Além do Seminário, o professor Thomas Fairchild ministrou oficina junto à professora Adriana Batista e com a graduanda da UFPA e bolsista PIBIC, Noemy Oliveira. 

Lançamento de livros e Grupo de pesquisa 

Houve também lançamento de livros de literatura, “O Pequeno Órfão”, de autoria de Fernando Abel e “Sonetos do Silêncio”, de Cláudio Manoel Joaquim, foram confeccionados em uma tiragem manual pela equipe do projeto de extensão “Mão e Obra”, coordenado pelo professor Thomas. O lançamento e a sessão de autógrafos ocorreram no Liceu do Sumbe, com a participação de alunos e professores. 

“Eu também ministrei uma disciplina no Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Língua Portuguesa, na disciplina Práticas Pedagógicas da Língua Portuguesa, foram oito dias de aula. E tive a imensa alegria de criar e coordenar, junto com a professora Sulemi Fabiano o Grupo Lance – Línguas Angolanas em Contexto de Ensino, que congrega alunos de Angola e do Brasil. Vamos pesquisar o modo como as línguas africanas existentes no território angolano se fazem presentes no ensino da língua portuguesa, na escrita dos alunos, de que forma os professores lidam com esse fato e de que forma a produção acadêmica trata a questão das línguas nacionais de Angola”, ressalta Fairchild.

 

Texto: Camille Nascimento