Discente: Elzio Quaresma Ferreira Filho
Título: POESIA E LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE A OBRA DE MANUEL BANDEIRA
Data: 28/04/22, 14h30min
Banca:
- Antônio Máximo Von Sohsten Gomes Ferraz - PPGL/UFPA (presidente)
- Igor Teixeira Silva Fagundes - PPGDan/UFRJ (membro externo)
- Luís Heleno Montoril del Castilo - PPGL/UFPA (membro interno)
Discente: Keury Naiane Silva de Almeida
Título: PAISAGEM: A CONSTRUÇÃO DO NOVO MUNDO EM "TERRA NOSTRA", DE CARLOS FUENTES
Data: 29/04/22, 14h30min
Banca:
- Carlos Henrique Lopes de Almeida - PPGL/UFPA (presidente)
- Antônio Reiver Guizzo - PPGLC/UNILA (membro externo)
- Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja - PPGL/UFPA (membro interno)
Doutoranda indígena do PPGL, Márcia Kambeba, foi entrevistada pela equipe do jornal O Liberal, sobre os desafios enfrentados por alunos indígenas para se chegar e concluir graduação e pós-graduação. O assunto foi discutido durante o evento "Interligando Mundos: Abril Indígena 2022", realizado no último dia 14 de abril, no PPGL.
Para ler a entrevista completa, acesse: https://www.oliberal.com/belem/em-2019-53-mil-indigenas-cursavam-o-ensino-superior-ativista-conta-quais-sao-os-principais-desafios-1.526203
A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2021 no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA) submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL/UFPA a tese "O governo da língua na Cabanagem: (des)encontros coloniais na Amazônia".
Esta pesquisa foi desenvolvida pelo Prof. Dr. Welton Diego Carmim Lavareda, sob orientação da Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves.
Discente: Marcos da Silva Cruz
Título: CORPO, VIRILIDADE E DESEJO: O ETHOS DISCURSIVO DE MASCULINIDADE EM ANÚNCIOS DE GAROTOS DE PROGRAMA NO GRINDR
Data: 20/04, 15h
Banca:
- Fátima Cristina da Costa Pessoa - PPGL/UFPA (presidente)
- Luciana Salazar Salgado - PPGL/UFSCar (membro externo)
- Ivânia dos Santos Neves - PPGL/UFPA (membro interno)
De 2022 a 2032, a Unesco lançou um plano de ação global para a realização da década das línguas indígenas e as ações, no Brasil, no âmbito desse imenso programa, se iniciaram nesta semana. Esta iniciativa, no entanto, depende do engajamento dos povos indígenas e na atualidade, eles já compreendem bem as relações de saber e poder em que suas línguas e cosmologias estão envolvidas. No PPGL, o projeto Retratos do Contemporâneo: as línguas indígenas no estado do Pará, coordenado pela professora Ivânia Neves, com suas duas primeiras produções, o documentário “Entre rios e palavras: as línguas indígenas no Pará em 2021” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5TP25OXroAc&t=8s) e o "Mapa Interativo das Línguas Indígenas no estado do Pará" (https://gedaiamazonia.com.br/linguas-indigenas-no-para/), a partir de um metodologia interessada nos usos sociais das línguas indígenas, procurou mostrar não apenas a localização das 34 línguas faladas no estado do Pará, mas também, a consciência política dos indígenas em relação aos processos de apagamento de suas línguas.
No período de 22 a 25 de novembro de 2022 acontecerá a segunda edição do Seminário Internacional Viva Língua Viva, em Belém-PA, com o tema: REVITALIZAÇÃO DE LÍNGUAS: Por que e como fazer? O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e será organizado pela Universidade Federal do Pará e pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, sendo realizado presencialmente na cidade de Belém-PA.
Para saber mais clique em: Seminário Internacional Viva Língua Viva
Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Educação, no início de 2019, indicavam que havia mais de 53 mil estudantes indígenas cursando o Ensino Superior. Porém, em relação à pós-graduação, sobretudo a strictu sensu, estes dados não são precisos. Em que medida os saberes indígenas hoje estão adentrando os currículos? Quantos professores indígenas atuam no ensino superior hoje em dia? De que forma as cosmologias indígenas estão presentes na universidade? Sabe-se que a graduação é um processo formativo que deixa de fora não apenas os saberes indígenas como também os saberes do cotidiano de forma geral.
Link para assistir a transmissão ao vivo pelo canal do PPGL no YouTube: https://youtu.be/
As professoras Ivânia Neves e Ana Paula Brandão (coordenadora e vice-coordenadora do PPGL) receberam hoje a professora de LIBRAS Uisis Gomes (ICA/UFPA) e a sua intérprete, Dáfne Fonseca (COACESS).
A foto registrou o momento em que elas fazem o sinal de "INCLUSÃO", para anunciar que o próximo edital de seleção do PPGL, além de ser publicado também em LIBRAS, vai ofertar vagas às pessoas surdas.