Criado em 2017, o Grupo de Pesquisa em Discurso e Relações de Poder (DIRE) é composto por pesquisadores e estudantes de Iniciação Científica das áreas de Letras, Linguística, Literatura e Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Um de seus objetivos é descrever/interpretar como se inscreve discursivamente a relação entre construção e legitimação dos direitos das minorias, considerando a relação poder/saber/resistência/representatividade.

Este grupo de pesquisa pretende oferecer contribuições significativas à análise e descrição dos mecanismos discursivos de manutenção/mudança das relações de poder entre classe dominante e minorias sociais.

Para acompanhar o trabalho do DIRE siga o perfil @grupo-dire 

 

“O Grupo de Pesquisa Yakaykanī -  Estudos de Literatura e Poéticas Indígenas tem atuado na formação de graduandos e pós-graduandos, bem como na divulgação de pesquisas em torno dos estudos literários, principalmente voltados à poesia contemporânea, às poéticas indígenas e à tradução. 

O grupo conta com a participação de  diversos pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior, de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA e de egressos que atualmente atuam em  outras IES e também no ensino básico.” 

Para conhecer melhor e acompanhar o trabalho do grupo Yakaykanī, siga o perfil dele no instagram @yakaykani

O Grupo de Pesquisa em Discurso, Sujeito e Ensino (DISSE) formou-se em 2009 e congrega professores e estudantes em diversas etapas de sua formação. As pesquisas realizadas pelo grupo assumem o desafio compartilhado de discutir o ensino de língua e a formação de professores tomado esses processos enquanto acontecimentos de linguagem. Para tanto, o grupo dedica-se ao estudo de obras ligadas à Análise do Discurso de linha francesa e à Psicanálise lacaniana.

As pesquisas realizadas pelo grupo analisam dados diversos, como textos escritos por alunos e professores da Educação Básica e Superior, documentos relacionados a cursos de formação e registros de práticas de ensino. Os trabalhos do grupo dão ênfase à discussão de questões relacionadas à constituição universidade brasileira, à formação de professores e às práticas de ensino na Educação Básica e no Ensino Superior.

Para saber mais sobre as atividades do grupo, acompanhe o canal no YouTube @disseufpa6085

 

Este projeto de pesquisa tem como foco o estudo de mulheres escritoras dos séculos XIX e XX que foram silenciadas pela historiografia literária tradicional nos dois lados do Atlântico, mas que vêm sendo recuperadas e reeditadas por meio de iniciativas de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros nos últimos anos. O objetivo principal parte da leitura e análise literária de obras escritas por mulheres tanto no Brasil quanto em Portugal, compiladas em duas coleções específicas: Escritoras do Brasil, da Biblioteca do Senado Federal, e a antologia intitulada Ao raiar da Aurora, publicada em 2022 pela editora LiberArs.

Tal pesquisa visa dar continuidade ao trabalho com fontes primárias e o estudo de obras literárias apagadas do cânone literário e silenciadas do público leitor, incluindo o acadêmico, que empreendemos desde 2014 na Universidade Federal do Pará. Por conseguinte, procuraremos expandir o corpus literário ao longo de nossa pesquisa por meio da leitura e (re)descoberta de novas obras e autoras, buscando assim contribuir para o avanço das pesquisas atuais acerca da escrita literária de mulheres dos dois lados do Atlântico, além de fortalecer as relações luso-brasileiras. 

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo GEMLIT, acesse o site gemlit.com.br 

 

O GeoLinTerm (Geossociolinguística e Socioterminologia no Brasil) teve início em 1996 com o Projeto Atlas Geo-sociolingüístico do Pará (ALIPA), sediado no Laboratório de Linguagem do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA. O GeoLinTerm, na configuração atual, apresenta-se como um Macroprojeto ou Programa que abrange cinco eixos de investigação linguística: a) o ALiPA, que agora constitui um dos eixos de pesquisa, acomodando dois produtos: o Atlas Linguístico Sonoro do Pará (ALiSPA) e o Atlas Léxico Sonoro do Pará (ALeSPA), este ainda em andamento; b) o Atlas Linguístico do Brasil – Regional Norte (ALiB-Norte); c) os Atlas Linguísticos Regionais do Norte do Brasil (ALiN); d) o Atlas Linguístico Sonoro das Línguas Indígenas Brasileiras (ALSLIB); e e) a Terminologia e Socioterminologia no Brasil (SocioTerm).

No GeoLinTerm, buscam-se contemplar as mais diversas áreas da linguística, embora quase sempre se trabalhe com o que se pode chamar de linguística aplicada, assim, têm-se desenvolvido trabalhos em vários campos, como terminologia, fraseologia, geolinguística, sociolinguística, ensino e aprendizagem de língua, descrição e documentação de língua, contato linguístico, línguas de sinais, linguística de corpus, linguística computacional (como, por exemplo, a criação do primeiro atlas linguístico sonoro no Brasil, o ALISPA 1.1, em 2004).

Atualmente, após quase 30 anos, o GeoLinTerm constitui um observatório consolidado da língua portuguesa na Região Amazônica e uma referência, nacional e internacional, nos estudos da Dialetologia e Sociolinguística. As pesquisas no Projeto estão comprometidas com a descrição, análise e documentação da variação e diversidade linguísticas, sempre buscando aprofundar um entendimento mais amplo das interações entre língua e espaço territorial e social, com um olhar especial para as culturas locais e, ao mesmo tempo, atento às inovações tecnológicas.

Para saber mais sobre o GeoLinTerm e acompanhar seu trabalho, acesse o site geolinterm.com.br

É com muita satisfação que o Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPA) convida você para o Simpósio Temático do V Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte (GELLNORTE). Sob o tema "Documentação Linguística e suas contribuições para a (re)vitalização de línguas ameaçadas", o evento ocorrerá do dia 02 ao dia 05 de dezembro de 2025 na Universidade Federal do Pará. 

 

As inscrições para comunicação oral ficarão abertas do dia 20 de maio até 31 de julho e os interessados deverão ficar atentos aos seguintes requisitos: 

As propostas de comunicação deverão ser enviadas em Word, conter um título, a identificação do(s) autor(es), sua afiliação institucional e um resumo de até 500 palavras, com informações sobre: questão de pesquisa, objetivos, metodologia, aporte teórico e resultados (parciais ou finais) e até cinco palavras-chave.

Poderão submeter comunicações ao Simpósio: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e/ou pesquisadores de IES ou da Educação Básica, indígenas ou não-indígenas. Todos os autores devem estar associados ao GELLNORTE. Para se associar, ver as informações disponíveis em: https://www.gellnorte.com.br/associe-se/

O endereço eletrônico para envio é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a notificação de aceite deverá ser enviada até o dia 31 de agosto de 2025. 
Para mais detalhes sobre o simpósio, acesse este documento

 

O NESA (Núcleo de Estudo Sefarditas da Amazônia, da Universidade Federal do Pará), coordenado pela Profa. Dra. Alessandra Conde e vice-coordenado pela Profa. Dra. Silvia Benchimol,  é um grupo de estudos do CNPq/2020, formado por pesquisadores de universidades do Brasil e do Exterior, que realiza Estudos Judaicos, com ênfase no espaço amazônico,  no âmbito da Literatura e outras Artes, Geografia, História, Linguística e Tradução.

Ligado à Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Pará, o NESA promove seminários e palestras, desenvolvendo, ainda, pesquisas na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação, PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras - e PPLSA - Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

 

Para saber mais sobre o núcleo de estudo e acompanhar suas atividades, acesse o site www.nesa.ufpa.br

 

O Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA), coordenado pelo Prof. Antônio Máximo Ferraz, propõe-se como um espaço de experimentação e criação intelectual, onde o diálogo entre poética e filosofia se dá a partir da superação dos limites tradicionais do pensamento, da arte e da linguagem.

Mais do que integrar disciplinas, o NIK resgata o sentido profundo da interdisciplinaridade como experiência do "entre" — esse intervalo criativo entre a questão e o conceito, onde o ser humano se descobre em constante formação.

 

Enraizado na ética das perguntas, o núcleo convida seus integrantes a compreenderem suas próprias existências como obras em construção, erigidas pelo vigor do pensamento e pelo dom da linguagem.

Para saber mais sobre o NIK acesse o site nik-ufpa.blogspot.com

 

Desde sua criação em 2015, o Grupo de Pesquisa ID-DIVERSITAS tem se consolidado como um núcleo de estudos voltado à compreensão e ao enfrentamento dos desafios relacionados aos letramentos fundamentais para o exercício pleno da cidadania. O grupo concentra suas investigações nas habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico no contexto da educação básica, articulando fundamentos teóricos e estratégias metodológicas inovadoras.

 

O seu compromisso está em promover uma educação crítica e transformadora, que forme sujeitos conscientes e participativos. Valorizamos também a preparação docente, explorando a construção da identidade profissional e capacitando professores para atuarem de maneira sensível às múltiplas realidades sociais e culturais dos estudantes. As iniciativas do grupo seguem princípios de inclusão e respeito à diversidade, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). 

Conheça mais sobre o trabalho do grupo de pesquisa acessando o site idiversitas.wixsite.com/diversitas

O Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Alfabetização, Letramento e em Linguagem Docentes da Amazônia (GALPDA) iniciou suas atividades em maio de 2016, estruturado em três eixos principais: Letramento Acadêmico, Laboratório de Produção Textual e Ensino-Aprendizagem da Língua Materna. O terceiro eixo atualmente se organiza sob o projeto EncantArtes – Falar, Ler e Escrever.

A atuação do GALPDA busca investigar e contribuir para a formação dos graduandos da Licenciatura Integrada, promovendo o fortalecimento das competências de leitura, escrita e oralidade essenciais ao perfil do egresso, com base tanto em saberes locais (literatura oral e culturas amazônicas) quanto na literatura universal. Além disso, o grupo analisa práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica que impactam a aprendizagem de alunos e licenciandos.

 

As ações de Letramento Acadêmico envolvem a oferta de minicursos para a comunidade interna e externa à UFPA, enquanto o Laboratório de Produção Textual, voltado para licenciandos da FEMCI, promove práticas autorais e reflexivas em leitura e escrita, com apoio de voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES. Já o eixo Ensino-Aprendizagem, realizado em parceria com escolas, está voltado à alfabetização e ao letramento nos Anos Iniciais, contando com o projeto EncantArtes, que forma mediadores iniciantes de leitura e escrita, com atuação também em comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Acesse o site galpda.com.br para saber mais sobre as atividades que o grupo desenvolve.

 

A comissão formada para avaliar as teses defendidas no ano de 2024 no Programa de Pós-Graduação em Letras submetidas à seleção interna do Prêmio CAPES de Tese indica como trabalho a representar o PPGL a tese

 

POÉTICAS E POLÍTICAS DO CIRCUM-RORAIMA: O CASO DO

WÄTUNNÄ YE'KWANA,

 

elaborada pela Profa. Dra. Isabel Maria Fonseca Gondinho e orientada pela Profa. Dra. Izabela Guimarães Guerra Leal.

Os pesquisadores que compõem a comissão parabenizam a todos os participantes da seleção, autores e orientadores, reiterando a excelência acadêmica dos trabalhos.

 

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO INTERNA

Atividade

Datas

Inscrições das Teses

17/04/2025 a 24/04/2025

Resultado Preliminar

12/05/2025

Interposição de Recursos

13/05/205 a 14/05/2025

Resultado Final

16/05/2025

 

Comissão interna

Márcia Cristina Greco Ohuschi – Presidente

Carlos Henrique Lopes de Almeida - Membro

Ângela Fabíola Alves Chagas - Membro

 

 COORDENAÇÃO DO PPGL

Ivânia dos Santos Neves - Coordenadora

 

Isabel Cristina França dos Santos - Vice-Coordenadora